Rede Judiciária Europeia em matéria civil e comercial
daA Rede Judiciária Europeia em matéria civil e comercial (RJE-civil) é uma rede flexível e não burocrática que congrega pontos de contacto, autoridades nacionais e outras entidades que actuam no domínio da justiça para simplificar e reforçar a cooperação judiciária entre os Estados-Membros da UE.
Em funcionamento desde 2002, a RJE-civil melhora a aplicação prática dos instrumentos de justiça civil da UE. Desta forma contribui para estabelecer ligações entre os sistemas judiciais diferentes dos Estados-Membros, promovendo a confiança mútua entre juízes.
A rede actua do seguinte modo:
- Estabelece contactos directos entre os pontos de contacto, os tribunais, outras autoridades judiciárias e autoridades centrais, dos vários Estados Membros, para facilitar o tratamento de casos transnacionais;
- Presta informações ao público e aos profissionais do sector da justiça unicamente através do Portal Europeu da Justiça (em todas as línguas da União) e das páginas web dos pontos de contacto nacionais, onde são publicadas fichas informativas e guias redigidos pela rede com esse fim;
- Leva a cabo uma constante análise comparativa da aplicação dos instrumentos legais da UE em matéria civil e comercial e dá o seu contributo, não vinculativo e informal, para a revisão desses instrumentos.
Consulte toda a informação disponível no site do Ponto de Contacto de Portugal Rede Judiciária Europeia em matéria civil e comercial, no qual a Ordem dos Advogados se encontra representada pela Advogada e Vogal do Conselho Geral Dra. Maria da Costa Santos.
Veja o vídeo informativo sobre a RJE-Civil
http://ec.europa.eu/avservices/video/player.cfm?ref=I138135&sitelang=en&videolang=PT
Para alterar a língua do vídeo basta clicar no idioma pretendido (a laranja por baixo do vídeo)