Prémio Angelo d’Almeida Ribeiro 2023

Prémio Angelo d’Almeida Ribeiro 2023

O Conselho Geral da Ordem dos Advogados deliberou atribuir o “Prémio Angelo d’Almeida Ribeiro” 2023, à Associação Coração Amarelo e à Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer.

 

O Prémio Angelo d'Almeida Ribeiro destina-se a distinguir anualmente as personalidades ou entidades nacionais que mais se tenham destacado na defesa dos direitos dos cidadãos.

 

A entrega do prémio decorrerá no próximo dia 11 de Dezembro, no Salão Nobre da OA, pelas 18h00, durante a Sessão Comemorativa do 75º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e será presidida pela Bastonária da OA, Dra. Fernanda de Almeida Pinheiro.

 

A Bastonária da Ordem dos Advogados e a Presidente da Comissão dos Direitos Humanos convidam todos/as Advogados/as a estar presentes Sessão Comemorativa do 75º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

>> Informações através do email com.direitoshumanos@cg.oa.pt

 

Sobre as associações premiadas

 

Associação Coração Amarelo

A Associação Coração Amarelo (ACA), é uma IPSS fundada 20 de maio de 2000, por 7 mulheres da área social e criada para servir a comunidade.

A sua ação é assente em trabalho VOLUNTÁRIO. Tem atualmente cerca de 700 voluntários, devidamente selecionados e capacitados, com formação inicial básica, contínua e específica.

Os beneficiários são cerca de 500 distribuídos por 10 delegações .

Os objetivos da ACA são, o apoio a quem vive em solidão e isolamento, principalmente os mais velhos com visitas quer em casa, no hospital ou em ERPI.

Faz também acompanhamento a consultas e exames, desenvolve diversas atividades lúdicas e culturais como; ateliers, colónias de férias, piqueniques e animação cultural e recreativa.

Desenvolve projetos de formação e sensibilização dirigidos a voluntários e à comunidade fomentando o relacionamento intergeracional, contribuindo para uma maior autonomia e qualidade de vida da pessoa idosa.

A ACA foi agraciada em 2010 com um dos importantes “Prémios Nunes Corrêa Verdades de Faria” e em 2012 com um troféu europeu “ACE-ACTIVE CITIZENS OF EUROPE” atribuído pela Volonteurope, da qual é membro efetivo.

Mais informação em https://coracaoamarelo.pt/

 

Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer

A Alzheimer Portugal foi fundada em 1988 pelo Professor Doutor Carlos Garcia, com a designação de APFADA (Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer).

A Alzheimer Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e uma Associação de Doentes. É membro da Alzheimer Europe e integra a Plataforma Saúde em Diálogo.

É a única organização em Portugal, de âmbito nacional, constituída há 35 anos especificamente para promover a qualidade de vida das Pessoas com Demência e dos seus familiares e Cuidadores.

Tem como missão melhorar a qualidade de vida das Pessoas com Demência e dos seus cuidadores, no respeito absoluto pelos Direitos Fundamentais à Liberdade e à Autodeterminação, promovendo a sua autonomia e o seu envolvimento social.

A Alzheimer Portugal tem como visão uma sociedade que integre verdadeiramente as Pessoas com Demência e seus Cuidadores, reconheça os seus Direitos e atue de acordo com o princípio da Abordagem Centrada na Pessoa com Demência e o respeito absoluto pelo direito à sua autodeterminação.

As Pessoas com Demência e os seus Cuidadores contam há 35 anos com o apoio da Alzheimer Portugal para informar, apoiar e capacitar quem vive com a doença e quem presta cuidados e encaminhar para as respostas que existem na comunidade.

Mais informações em www.alzheimerportugal.org

 

 

 

02/03/2024 14:25:35