Actualização - Comunicado Informação disponível no e-fatura relativa às quotas da OA do ano 2018

Actualização - Comunicado Informação disponível no e-fatura relativa às quotas da OA do ano 2018

Caros(as) Colegas,

 

Conforme previsto e divulgado, encontra-se concluída a operação informática de produção de todos os novos ficheiros SAFT relativos ao exercício de 2018 e a Janeiro 2019.


Por parte da AT está em curso a eliminação dos ficheiros anteriormente submetidos, facto que já nos foi confirmado por alguns Colegas que verificaram nas suas páginas pessoais da AT, que já terão sido eliminados os valores errados que na semana passada ali constavam.


A Ordem dos Advogados, tal como se havia comprometido, concluiu a sua parte do trabalho necessário para integral correcção de todos os ficheiros, os quais serão submetidos no Portal E-Fatura assim que a AT conclua e eliminação dos ficheiros anteriores.


Mais cabe informar todos os Colegas que os ficheiros agora produzidos foram já verificados pelo responsável do departamento informático, por um colaborador do departamento financeiro e pelo director de serviços da O.A. que garantem a exactidão e fiabilidade dos mesmos.


Por determinação do Senhor Bastonário está em curso a realização de um inquérito para apuramento do que se passou e dos seus responsáveis.


A Ordem dos Advogados lamenta o erro e pede desculpa pelo incómodo causado aos Colegas e agradece a compreensão de todos, reafirmando que tudo será corrigido sem necessidade de qualquer diligência individual dos seus associados.


A Ordem dos Advogados agradece aos serviços da AT toda a atenção, disponibilidade e empenho com que acompanham este trabalho de correcção dos dados constantes do Portal E-Fatura.

 

O Conselho Geral

Lisboa, 4 de Março de 2019

 

Caros(as) Colegas,

 

Esta quarta-feira foram reportadas à Ordem dos Advogados (OA) diversas anomalias sobre informação disponível no e-fatura relativa às quotas da OA do ano 2018, tendo-se verificado que essas anomalias se devem a um erro do programa de faturação na emissão dos ficheiros SAFT.

 

Trata-se de um erro na formatação dos dados a alojar na plataforma e-fatura referentes às faturas das quotas dos Advogados do ano de 2018 e janeiro de 2019 ao qual a OA é totalmente alheia, considerando que as faturas foram emitidas corretamente encontrando-se disponíveis na área reservada do portal da OA desde a sua emissão.

O erro foi originado por uma anomalia do programa informático MICROSOFT DYNAMICS NAV instalado na OA por duas empresas externas, que imediatamente se responsabilizaram por esta lamentável situação.

O programa utilizado pela Ordem dos Advogados é um programa de facturação certificado e que, entre outras valias, assegura a plena integração com o SinOA (Sistema de Informação da Ordem dos Advogados).

 

A Ordem dos Advogados compromete-se a retirar do e-factura todos os ficheiros corrompidos correspondentes ao período de Janeiro de 2018 a Janeiro de 2019, sendo estes substituídos por novos ficheiros com os dados correctos. Este processo deverá estar concluído em três dias úteis, até ao próximo dia 4 de Março de 2019.

As duas empresas envolvidas vão apoiar todo este processo de forma a garantir que nenhum erro possa repetir-se.

 

O Conselho Geral da Ordem dos Advogados desenvolveu já hoje diligências junto da Autoridade Tributária (AT) para garantir toda a atenção e colaboração na correcção desta situação, sendo que deste erro técnico não resulta qualquer impacto fiscal nos Colegas ou quaisquer outros interessados.

 

Agradecemos a compreensão de todos os Colegas, mormente aqueles que se apressaram a manifestá-la ao Senhor Bastonário e ao Conselho Geral.

 

O Conselho Geral

Lisboa, 27 de Fevereiro de 2019

18/03/2019 21:37:45