Comunicado do Bastonário | Realização do Referendo
Foi o Bastonário informado da decisão da Comissão Eleitoral do Referendo de suspender o processo de Referendo devido a problemas técnicos por entender não existirem condições de fiabilidade e segurança para a respectiva realização.
Segundo esclarecimentos transmitidos à Comissão Eleitoral pela empresa contratada pela Ordem dos Advogados, conforme informação que se anexa, prestada pelo responsável do Departamento Informático do Conselho Geral, tratou-se de uma situação à qual a Ordem dos Advogados é totalmente alheia. O problema resultou da emissão pela empresa contratada de um certificado com hora de Espanha e dos outros certificados emitidos com hora de Portugal, o que inviabilizou a abertura e verificação da urna de voto.
Uma vez que a empresa contratada confirmou que essa situação já se encontra resolvida e que estão reunidas as condições para a realização da votação com fiabilidade e segurança, e após parecer favorável da Comissão Eleitoral do Referendo, determino a manutenção do processo eleitoral ocorrendo apenas uma dilação mínima do período de votação que passará a ser fixado entre as 00h00 do dia 2 de Julho e as 20h00 do dia 2 de Julho de 2021.
Mantêm-se válidas todas as credenciais de voto anteriormente emitidas podendo as mesmas serem usadas para exercício do direito de voto para votação a partir das 00h00 de sexta-feira. Os poucos Colegas que conseguiram às primeiras horas de hoje votar terão que repetir a votação.
Com os melhores cumprimentos,
O Colega ao dispor,
Luís Menezes Leitão
Bastonário
Lisboa, 30 de Junho de 2021