Comunicado │ A Ordem dos Advogados é a casa da liberdade
Prezadas e Prezados Colegas,
A Ordem dos Advogados é uma instituição praticamente centenária, tendo ao longo da sua História travado lutas muito importantes para a Democracia e para os direitos dos cidadãos.
Mesmo em tempos de censura, opressão e até violência ou mesmo tortura, os/as Advogados/as têm estado do lado da liberdade, da paz e da sociedade, muitas vezes pagando com a sua própria liberdade e por vezes a sua vida ou integridade física, por lutarem pela dignidade humana.
E, tal como os/as Advogados/as têm honrado a sua História em prol do Estado de direito democrático, a Ordem dos Advogados esteve, está e estará sempre do lado dos direitos, das liberdades e garantias, lutando pela Democracia, pela paz e pela dignidade humana.
A Ordem dos Advogados é a casa das liberdades e não pactuará com atos de ódio, xenófobos ou homofóbicos, ameaças e violência, venham de onde vierem, venham de quem vierem.
Assim como não aceitará nem invasões, nem tentativas de intimidação como ontem sucedeu numa conferência. E agirá em conformidade, exigindo de todas as instituições que atuem igualmente de acordo com a Lei.
A um ano de completar cem anos de existência, deixamos bem claro que esta Ordem nunca se calou, nem se calará perante violações grosseiras dos direitos, liberdades e garantias de todos os cidadãos, nem deixará de promover os eventos que considera necessários para assegurar o respeito pelos direitos humanos.
Sem Ordem dos Advogados e Advogados/as não há Justiça e sem Justiça não há Democracia.
A Bastonária e o Conselho Geral
Lisboa, 14 de março de 2025