António Arnaut

DIREITO A FUNDO

António Arnaut

Faleceu há dois dias o Dr. António Arnaut.

Co-fundador do PS.

Um combatente pela liberdade e democrata de excelência. Enquanto ministro do II Governo Constitucional formado por coligação entre o PS e o CDS de Diogo Freitas do Amaral, coube-lhe a pasta dos Assuntos Sociais, tendo lançado a génese do atual Sistema Nacional de Saúde, ao qual apesar dos cortes orçamentais muitos devem a qualidade de vida e mesmo a vida nalguns casos. Mas, para mim e muitos outros advogados, o Dr. António Arnaut era o advogado. Inscrito desde 1961 pela Comarca de

Coimbra, foi vogal do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados (OA) e presidente do mesmo.

Recebeu em 2007 merecida homenagem da O A com a me dalhade Honra e em 2014 com a medalha dos 50 anos de inscrição como advogado.

É autor de um 'Estatuto da Ordem dos Advogados Anotado' e do ensaio 'Iniciação à Advocacia', que muito contribuíram para a criação de uma ética profissional e para a formação de milhares de advogados. Como referia o Dr. António Arnaut, "A advocacia é uma função nobre e humanista. Servir o direito e a justiça, apoiar os fracos e os oprimidos, defender a vida, a honra, a liberdade e os interesses legítimos dos cidadãos é pugnar por um mundo me lhor".Este é o legado do Dr. António Arnaut. RIP.

20/05/2019 17:33:28