Morreu o historiador Alberto Sousa Lamy

Morreu o historiador Alberto Sousa Lamy

Óbito Alberto Sousa Lamy morreu num acidente de viação ocorrido no sábado, a caminho de Santo Tirso

O historiador vareiro, Alberto Sousa Lamy morreu anteontem à noite, no Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, aos 84 anos. Filho do médico José Eduardo Sousa Lamy, era casado com Rosa Maria Gil Carneiro Lamy, tinha uma filha e residia em Ovar.

Alberto Sousa Lamy encontrava-se internado, inicialmente no Hospital de São João, no Porto, após ter sido vítima de um despiste automóvel, no passado sábado, quando se deslocava para Santo Tirso, terra da sua esposa

Entre muitas outras publicações, era autor da Monografia e do Dicionário de Ovar cujo último volume foi recentemente apresentado. Era licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1958, foi vogal do Conselho Geral da Ordem dos Advogados e vogal do seu Conselho Superior.

Foi galardoado pela Câmara Municipal de Ovar, em 1994, com a Medalha de Ouro do Município pela sua dedicação à divulgação da história local.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, reagiu à morte do historiador, dizendo que "o Dr. Lamy foi, sem sombra de dúvida, uma das maiores referências da comunidade vareira das últimas décadas. Uma sociedade que não reconhece os seus melhores- também não os merece!", declarou

'Tudo faremos para perpetuar a sua presença entre nós", acrescentou Salvador Malheiro.

O funeral de Alberto Sousa Lamy realizar-se-á amanhã, às 16 horas, na Capela da Santa Casa da Misericórdia de Ovar. 4

19/10/2018 12:57:52