Renovar o cartão de cidadão online possível este mês

Renovar o cartão de cidadão online possível este mês

Nova plataforma para pedidos de cidadania fica hoje acessível para libertar serviços centrais

Simplex As longas filas para renovar o cartão do cidadão ou para tratar da cidadania em Portugal poderão ser uma imagem do passado a partir deste mês. Hoje fica online a plataforma nacionalidade.justica.gov.pt, que libertará, só por si, cerca de 200 atendimentos semanais nos registos centrais.

Nas próximas semanas, passa a ser possível renovar o cartão do cidadão online, sem necessidade de leitor de cartões, para todos os maiores de 25.

Para ajudar a resolver a demora na obtenção do cartão do cidadão, está em fase de testes a renovação online, sem necessidade de leitura de dados biométricos. "Já havia esta possibilidade para maiores de 65, mas decidimos alargar a mais cidadãos. Avaliaremos depois se a renovação seguinte teia de ser presencial", explicou Anabela Pedroso, secretária de Estado da Justiça, ao JN.

António Costa anunciou, no debate quinzenal, que "a partir da segunda quinzena deste mês, haverá a possibilidade da renovação online para todos os cidadãos com mais de 25 anos".

Quanto aos pedidos de cidadania, "cerca de 18% do trabalho semanal na Conservatória dos Registos Centrais corresponde a consultas de processo", segundo Anabela Pedroso. "A partir de agora, quem iniciar o processo de pedido de cidadania receberá um código que lhe permitirá aceder à plataforma online e saber como está a sua situação", resumiu. Ao todo, estão em tramitação cerca de 130 mil processos de cidadania.

A seguir, os novos cidadãos vão pedir cartão de cidadão e tem sido esse, segundo a responsável, um dos motivos das longas esperas. "Com os fluxos da Venezuela e do Brexit, tivemos um aumento muito grande de processos." E.N.

18/06/2019 13:47:52