Promessa cumprida

Promessa cumprida

No passado dia 22 de julho de 2019 foi inaugurada a segunda sala de audiências do Tribunal de Mangualde. Com a presença, entre outros, da Senhora Secretária de Estado Helena Mesquita Brito, do Senhor Presidente do IGFEJ, da Senhora Juiza Presidente da Comarca de Viseu, do Sr. Procurador Coordenador da Comarca e dos Senhores Presidentes de Câmara de Mangualde e de Penalva do Castelo.

É uma sala de audiências moderna e com tudo o que é necessário para que ocorram julgamentos na mesma.

Para quem tem acompanhado todas as transformações do mapa judiciário, sabe que esta segunda sala era uma reivindicação com muitos anos, mas que a Senhora Secretária de Estado prometeu concretizar em reunião decorrida no ano de 2016, e que cumpriu, o que nem sempre sucede.

A par da devolução dos processos judiciais do concelho de Penalva do Castelo à esfera do Tribunal da Comarca de Mangualde, esta segunda sala dota este Tribunal de mais uma ferramenta para poder ser mais útil na aplicação da justiça.

Haja agora processos e julgamentos para se poder dar uso a tal sala.

De notar, também, que o atual edifício foi requalificado para poder permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, quer pela criação das necessárias rampas de acesso, quer pela colocação de um elevador.

No ano em que, de vez, deixarei de ser Presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Mangualde e como nota pessoal, não posso deixar de sentir muita alegria com esta alteração depois do desastre da alteração do mapa judiciário de '2014, contra a qual lutámos muito e perdemos muitas horas de sono e convívio com os nossos familiares e amigos.

É verdade que nem tudo o que é processo judicial retoma ao Tribunal de Mangualde, mas este será mais um passo na normalidade que antes se vivia.

Resta assim agradecer, em primeiro lugar aos Advogados que tanto nos apoiaram nesta luta e que nos deram ânimo para a fazermos.

Depois aos Presidentes de Câmara de Mangualde c de Penalva do Castelo que fizeram o seu papel político e de influência para que tudo se concretizasse.

Por último, c não menos importante, à Senhora Secretária de Estado Dr.ª Helena Mesquita Brito, por ter cumprido a promessa, ¦ numa época de tantas promessas, é bom ver e sentir que há quem cumpra a palavra dada.
José Miguel

13/12/2019 13:39:12