Breves

ADVOGADOS E SOLICITADORES

CAIXA VÊ APROVADO PLANO DE PROTEÇÃO

O Conselho Geral da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores (CPAS) aprovou o Plano de Proteção de Rendimentos para advogados, solicitadores e agentes de execução em situação de incapacidade temporária absoluta por doença ou acidente. Os beneficiários vão passar a beneficiar de um seguro que lhes garante, nas situações previstas, o pagamento equivalente a 70% da remuneração convencional mensal escolhida. A solução ontem tornada pública não acarreta mais custo para os beneficiários, segundo um comunicado da CPAS, e foi especificamente desenvolvida por esta caixa com a companhia de seguros AIG

ORDEM DOS ADVOGADOS

ASSEMBLEIA-GERAL ADIADA PARA JANEIRO

A Assembleia-Geral da Ordem dos Advogados que iria debater um referendo sobre o sistema de previdência, marcada para o início desta semana, foi reagendada para 28 de janeiro de 2021, devido aos problemas sanitários e logísticos criados pela pandemia. Segundo o bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, embora legalmente o encontro pudesse estar legitimado, poderia tornar-se “um evento supertransmissor, produzindo focos de contágio que teriam consequências dramáticas para os participantes e as suas famílias”, contribuindo para agravar ainda mais as dificuldades dos profissionais de saúde

DIREITO NA CATÓLICA

JOBSHOP DIGITAL ABRE PORTAS AO TRABALHO

A 18.ª edição do JobShop, evento que coloca em contacto com potenciais empregadores os alunos Faculdade de Direito da Universidade Católica, nomeadamente sociedades de advogados, empresas, reguladores, consultoras e outras instituições, terá esta quinta- -feira o seu segundo e último dia. Este ano organizado em modo totalmente digital, a iniciativa permite acesso aos cerca de 400 alunos de licenciatura e mestrado desta escola. Além do contacto com eventuais empregadores, os jovens estudantes foram ainda convidados a participar em encontros virtuais para debater e questionar temas como os desafios para a nova geração de juristas.

RECURSOS HUMANOS

PBBR REFORÇA EQUIPA COM DUAS ASSOCIADAS

A sociedade de advogados pbbr reforçou a sua equipa com duas novas associadas, Maria Abreu Ferreira e Rita Serpa Viana. Com trabalho desenvolvido nas áreas das tecnologias de informação e propriedade intelectual, Maria Abreu Ferreira foi associada na PLMJ e estagiou enquanto jurista na Comissão Nacional de Proteção de Dados. Foi ainda advogada estagiária na Mendes Ferreira & Associados. Já Rita Serpa Viana dedica-se em especial ao direito da saúde e ciências da vida. Foi advogada associada na sociedade Albuquerque & Almeida, onde completou o seu estágio, no período entre 2017 e 2019.

ADVOCACIA SOLIDÁRIA

DIA PRO BONO DEBATE RESPOSTA ÀS CRISES

Marcada para esta quinta-feira, é uma iniciativa dedicada às boas práticas de colaboração entre sociedades de advogados, organizações sem fins lucrativos e estudantes de Direito, assim como à criação de sinergias entre os diversos agentes da comunidade pro bono legal em Portugal. Foi batizada como Dia Pro Bono e vai na segunda edição. Levado a cabo no âmbito da European Pro Bono Week, este encontro, em 2020 realizado online, é organizado pela Associação Pro Bono Portugal e pelas sociedades Cuatrecasas, FCB, PLMJ, Sérvulo, SRS, TrustLaw e VdA. O tema em debate este ano será “O Pro Bono reinventado na resposta à(s) crise(s) – preparar o futuro”.


25/07/2021 04:01:25