Comissão Europeia saúda diretiva sobre igualdade de género nas empresas

A Comissão Europeia saudou hoje a aprovação, pelo Parlamento Europeu (PE) "há muito aguardada" da diretiva que promove uma representação mais equilibrada entre homens e mulheres nos conselhos de administração das empresas cotadas em bolsa.

 

"Este é um momento muito aguardado, um momento para ser celebrado como um avanço na igualdade de género", salientaram, em comunicado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A líder do executivo comunitário salientou ainda que "dez anos depois de a Comissão Europeia ter apresentado a proposta, iremos ter agora legislação da UE para quebrar o telhado de vidro nos conselhos de administração das empresas cotadas".

A legislação hoje aprovada pelos eurodeputados visa, segundo um comunicado, introduzir procedimentos de recrutamento transparentes nas empresas, de modo que pelo menos 40 por cento dos cargos de administrador não executivo ou 33% de todos os cargos de administrador sejam ocupados pelo sexo sub-representado até ao final de junho de 2026, à exceção das pequenas e médias empresas com menos de 250 empregados.

After 10 years since the @EU_Commission proposal, we will now have an EU law for gender equality on company boards.The glass ceiling preventing women from accessing top positions in companies has been shattered.This is a truly historic and moving moment. #WomenOnBoards — Ursula von der Leyen (@vonderleyen) November 22, 2022



A primeira proposta sobre o número de mulheres em cargos não executivos foi apresentada, em14 de novembro de 2012, pela Comissão então liderada por José Manuel Durão Barroso.

O PE deu hoje "luz verde" à diretiva que promove uma representação mais equilibrada entre homens e mulheres nos conselhos de administração das empresas cotadas em bolsa até 2026.

A aprovação no plenário de Estrasburgo (França) seguiu-se ao acordo dado pelo Conselho da União Europeia (UE) em 17 de outubro, e ocorreu dez anos após a apresentação da primeira proposta sobre a questão.

09/12/2022 13:45:48