"Frio extremo". Temperaturas nos EUA podem atingir 29 graus negativos
A tempestade nos Estados Unidos da América (EUA) provocou já duas mortes no estado de Louisiana, uma mãe e um filho sido vítimas de tornados, e poderá fazer com que as temperaturas atinjam os 29 graus Celsius negativos.
Há regiões, como a Dakota do Sul, onde a neve chegou aos 60 centímetros e outras onde os ventos foram tão fortes que danificaram habitações. Os serviços de Proteção Civil dos EUA alertaram para o “frio extremo com a possibilidade de os termómetros chegarem aos 29 graus negativos”, o que frisam ser “muito perigoso”, informa a rede de rádio pública estadunidense NPR.
Meia hora na rua pode ser suficiente para colocar em risco a saúde ou mesmo a vida, no caso de pessoas mais vulneráveis, advertem as autoridades esta quarta-feira, dia em que existe “ameaça moderada de tornados adicionais” numa área da região da Costa do Golfo habitada por quase três milhões de pessoas.
Foram, esta manhã, emitidos avisos de tornado para partes da Louisiana e Mississipi, onde as casas móveis num parque no condado de Sharkey ficaram completamente destruídas. A tempestade que ocorreu em todo o Texas danificou dezenas de habitações e empresas e feriu, pelo menos, cinco pessoas no subúrbio de Grapevine, em Dallas, segundo a porta-voz da polícia Amanda McNew.
Estava já previsto que estas condições meteorológicas se verificassem em todo o país, prolongando-se nos próximos dias. Dado que até ao final da semana pode haver mais tornados, foi emitido um alerta de tempestade até sexta-feira à tarde, que poderá ainda variar, de acordo com o Serviço de Meteorologia Nacional.
Conduzir não é aconselhado devido à neve, gelo e granizo nas estradas bem como à chuva forte, que torna as viagens “difíceis, perigosas e até impossíveis em alguns locais”, advertiu o meteorologista Ketzel Levens.