Máscara vai continuar a ser obrigatória em alguns locais até final de agosto

No âmbito da pandemia da covid-19, o Conselho de Ministros renovou, esta quinta-feira, a situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23:59 do dia 31 de agosto de 2022, anunciou a ministra Mariana Vieira da Silva.

Com esta prorrogação, as atuais regras em vigor mantêm-se, ou seja, ao longo do próximo mês vai continuar a ser obrigatório usar máscara em alguns espaços fechados, nomeadamente transportes públicos, farmácias, lares e hospitais.

"Neste momento, o conjunto de medidas ainda é vigor é já muito reduzido. A medida mais significativa que [ainda se] mantém em vigor - a utilização de máscaras nos transportes públicos - devo dizer que perante a redução da mortalidade verificada neste momento, o Governo voltou a questionar os especialistas e os peritos e o parecer foi de que a utilização de máscara nos transportes públicos é uma medida que deve ser mantinha em função principalmente da proteção das populações mais vulneráveis que são obviamente utilizadoras desses transportes públicos", justificou a ministra da Presidência.

E depois de agosto? Mariana Vieira da Silva admitiu que "sabemos que com a chegada do outono e do inverno é possível que tenhamos uma situação de agravamento da pandemia que possa tornar necessário o recurso a medidas adicionais".

A situação neste momento "é controlada, com uma redução da mortalidade para valores que o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera adequados, mas o parecer dos peritos foi no sentido da manutenção das máscaras", reiterou.

A ministra insistiu, porém, que "a partir de setembro inicia-se um novo período de vacinação e é preciso fazer depois um acompanhamento muito próximo para saber se o próximo outono/inverno ainda é marcado pela pandemia".

Questionada sobre se está prevista alguma reunião do Infarmed para depois do verão, e tendo em conta que a última foi em fevereiro deste ano, Mariana Vieira da Silva garantiu que se se verificar um agravamento da atual situação que implique a adoção de "medidas restritivas", qualquer decisão "será naturalmente precedida de uma reunião [com os especialistas] como tem sido até aqui".

https://sicnoticias.pt/pais/2022-07-28-Mascara-vai-continuar-a-ser-obrigatoria-em-alguns-locais-ate-final-de-agosto-a7b26b38

 

06/02/2023 20:06:43