Teresa Letras: “Defender cidadãos, advogados e a justiça”

Teresa Letras é oficialmente a nova presidente do Conselho Regional de Coimbra da Ordem do Advogados (CRCOA). O auditório da ordem, situado na Praceta Mestre Pêro, esteve ontem repleto para a cerimónia de tomada de posse dos órgãos do conselho. A nova presidente mostrou-se pronta para o desafio: “Queremos contribuir para encontrar respostas concretas para os grandes problemas da advocacia, dos advogados, das advogadas, dos cidadãos, das empresas e da justiça. Pretendemos defender o bem comum”. Teresa Letras, presidente eleita para o triénio 2023-2025, está consciente que o trabalho que se avizinha “implica dádiva, abnegação, militância cívica e espírito de missão”. A presidente da CRCOA entende que o sucesso só será possível se a instituição tiver a solidez que lhe é pretendida, olhando ainda para a estrutura da mesma, adaptando-a sempre que possível aos tempos modernos.

O ataque ao sigilo profissional e o ataque à profissão também foram abordados. Teresa Letras quer reforçar a atenção a essas preocupações que podem afetar o dia a dia de um advogado. “Pretendemos defender os valores essenciais da advocacia”, referiu.

A bastonária da Ordem dos Advogados, também esteve presente na cerimónia. Fernanda de Almeida Pinheiro abordou alguns assuntos a tratar. “Temos muito que fazer dentro e fora de portas. Na defesa da profissão e no acesso à justiça das populações. Questões como a dignificação da profissão, a defesa dos direitos constitucionais de cada um, a defesa dos direitos das populações e das empresas são preocupações que temos e que vamos continuar a ter. Vamos trabalhar sobre isso em todo o território nacional”, disse. O presidente cessante do CRCOA, António Sá Gonçalves, lembrou que os últimos três anos não foram fáceis devido a uma pandemia e a uma guerra. António Sá Gonçalves deu total apoio e confiança à nova presidente da ordem.

20/04/2024 15:05:56