Bastonária quer "trazer advocacia para o século XXI"

 

Fernanda de Almeida Pinheiro, de 53 anos, toma este domingo posse como bastonária da Ordem dos Advogados para o triénio de 2023/2025. Eleita entre sete candidatos, era a única mulher na corrida pelo cargo. Ganhou à segunda volta com 10 539 votos, contra os 7245 de Paulo Pimenta.

Com o lema ‘Juntos pela Ordem que queremos!’, Fernanda de Almeida Pinheiro é a terceira mulher a conquistar o cargo. Maria de Jesus Serra Lopes foi líder dos advogados em 1990 e Elina Fraga ganhou as eleições em 2013.

Vice-presidente da Associação Portuguesa da Advocacia em Prática Individual, Fernanda de Almeida Pinheiro está inscrita na Ordem dos Advogados desde 2002. Advogada em Lisboa, a nova bastonária foi uma das líderes de um grupo que reuniu nove mil votos para realizar um referendo sobre o sistema de previdência da classe. Ao longo da campanha deu ênfase às questões sociais e laborais.

Após a eleição, Fernanda de Almeida Pinheiro prometeu que o seu mandato será de "luta e rigor para trazer a advocacia para o século XXI", ao mesmo tempo que pretende garantir a todos os advogados "os direitos constitucionais e humanos que lhes assistem e são seus por direito".

E diz estar consciente de que são vários os desafios que tem pela frente: "Uma previdência para transformar, direitos sociais da advocacia para implementar, uma lei das associações públicas profissionais para combater, ou os direitos laborais dos nossos colegas que trabalham nas sociedades também para garantir."

25/03/2023 16:41:34