Previdência exige-se

Previdência exige-se

O facto de existirem profissionais, como advogados e solicitadores, sem acesso aos mais básicos direitos sociais tem de envergonhar Portugal.

Se um desses profissionais ficar doente, tiver que prestar apoio a um familiar, for pai/mãe ou tiver uma redução abrupta de rendimento, não tem qualquer apoio por parte da Segurança Social porque está impedido de nela se inscrever, por via da obrigatoriedade de inscrição na última caixa de previdência de gestão privada do país – a Caixa de Previdência de Advogados e Solicitadores.

A existência da CPAS seria justificável se o seu regime fosse melhor do que a SS, mas a realidade mostra que a caixa privada é a todos os níveis pior do que a pública.

Por isso a Advocacia diz BASTA! Têm de ser respeitados os direitos sociais destas classes profissionais, porque se trata de direitos humanos.

A Ordem dos Advogados irá processar o Estado português e garantirá a todos os que não tiverem condições para efetuar o pagamento das contribuições da CPAS o apoio para se oporem às eventuais execuções promovidas por esta instituição que a todos envergonha.

 

Fernanda de Almeida Pinheiro, Bastonária da Ordem dos Advogados

04/03/2024 21:51:22