Morreu Gama Lobo Xavier, antigo presidente dos advogados de Guimarães

Morreu hoje, aos 87 anos, Luís Filipe da Gama Lobo Xavier, natural de Braga e antigo presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Guimarães durante 24 anos. Foi o principal responsável pela criação do Gabinete de Consulta Jurídica Gratuita naquele concelho, assinala a Câmara viamaranense que emitiu nota de pesar.

Natural de Braga, Luís Filipe da Gama Lobo Xavier licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1960, e foi inscrito na Ordem dos Advogados em 28 de fevereiro de 1964.

Desempenhou vários cargos relevantes, entre os quais subdelegado do Procurador da República em Braga e delegado do Ministério Público nos Tribunais do Trabalho de Vila Real, Aveiro e Guimarães, secretário da Delegação da Ordem dos Advogados de Guimarães, entre 1972 e 1979, e presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Guimarães, entre 1980 e 1995.

Foi eleito delegado a cinco Congressos da Ordem dos Advogados e foi membro da Comissão Organizadora do 1.º Encontro de Advogados de Entre-Douro-e-Minho. Promoveu com a Câmara Municipal de Guimarães a criação do terceiro Gabinete de Consulta Jurídica Gratuita do país, tendo sido diretor do mesmo, desde a sua fundação em 1991.

Foi agraciado com a Medalha de Honra pelo Conselho Geral da Ordem dos Advogados por deliberação de 10 de fevereiro de 2010.

“Em Guimarães, foi um dos principais rostos da sociedade de advogados GLX LTM, tendo sido inspirador para toda a equipa de advogados mercê da sua enorme cultura jurídica e do vasto conhecimento das mais variadas correntes jurisprudenciais e doutrinárias. Dedicou-se de corpo e alma a todos os seus casos, sem nunca negar colaboração sempre que lhe era solicitado”, salienta a nota de pesar.

Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, expressa “o seu pesar pelo falecimento de Gama Lobo Xavier, endereçando a toda a sua família, amigos e colegas de profissão as mais sentidas condolências”.

21/06/2024 05:46:48