Bastonária dos advogados acusa Menezes Leitão de fazer ″demagogia barata″ com caso de imigrantes timorenses
23 de dezembro, 2023
À TSF, Fernanda de Almeida Ribeiro responde ao antecessor e garante que a Ordem dos Advogados tem estado em conversações com a Agência para a Integração Migrações e Asilo.
A Bastonária da Ordem dos Advogados (OA), Fernanda de Almeida Ribeiro, acusou esta sexta-feira o antecessor de fazer "demagogia barata" com o caso dos imigrantes timorenses a quem foi prometido apoio jurídico.
A promessa remonta a novembro de 2022, numa altura em que surgiam várias notícias da vinda para Portugal de imigrantes timorenses alegadamente vítimas de exploração laboral e de redes ilegais de imigração.
"A única coisa que a ordem procurou fazer através deste comunicado foi colocar um ponto final à demagogia barata e habitual do meu antecessor", disse Fernanda de Almeida Ribeiro à TSF, depois de Luís Menezes Leitão ter lamentado que a medida nunca tenha avançado.
Para a Bastonária, Menezes Leitão "vem invocar factos que sabe que não são aquilo que está a dizer, aproveitando-se de uma situação que é perfeitamente clara e que não teve evolução pelos motivos que acabaram de explicar, para tentar atacar este Conselho Geral e atacar em simultâneo a ordem dos advogados".
"É absolutamente vergonhoso", atirou.
Fernanda de Almeida Ribeiro garantiu, por outro lado, que a OA tem estado em conversações com a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) "para tentar agilizar uma série de procedimentos" e "acelerar os processos de reagrupamento familiar".
Em 2022, entraram em Portugal 6814 cidadãos timorenses, tendo no mesmo período saído pelas fronteiras externas 5135 timorenses, segundo o SEF.
A maioria destes imigrantes escolheu Portugal para ter uma oportunidade de trabalho, mas uma grande parte não o conseguiu fazer e muitos acabaram sem-abrigo.
No início de 2023, o número de entradas de imigrantes timorenses em Portugal abrandou, o que o SEF atribuiu às medidas adotadas contra a imigração ilegal e a exploração laboral.