ONU assinala Dia Mundial dos Oceanos com conferência e mensagem do espaço

A ONU assinala esta quinta-feira o Dia Mundial dos Oceanos entre o espaço e a Terra com uma conferência com o secretário-geral, António Guterres, na abertura, que será seguida de uma mensagem de dois astronautas na Estação Espacial Internacional.

Todos os anos, as Nações Unidas comemoram o Dia Mundial dos Oceanos, instituído em 2008 em Assembleia-Geral, com um evento.

Este ano haverá uma conferência (em formato virtual) sob o lema “Planeta Oceano: As marés estão a mudar”, que inclui intervenções sobre literacia sobre o oceano e a relação do oceano com o clima.

A sessão de abertura conta com a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres, e será seguida, momentos depois, pela transmissão de uma mensagem dos astronautas norte-americanos Steve Bowen e Woody Hoburg, em missão desde março na Estação Espacial Internacional, na órbita terrestre.

Pretende partilhar este texto? Utilize as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.

Todos os conteúdos da VISÃO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa. Apoie o jornalismo de qualidade, não partilhe violando Direitos de Autor.

Em Portugal, a data é assinalada com a apresentação da “Agenda do Mar para a Década de 2020-2030” de Viana do Castelo e de um plano de incentivo ao aproveitamento da energia eólica marítima nas regiões do norte de Portugal e da Galiza espanhola, de acordo com uma nota de agenda do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

O Dia Mundial dos Oceanos visa sensibilizar as pessoas para os benefícios dos oceanos e para a necessidade de protegê-los e fazer um uso sustentável dos seus recursos.

28/05/2024 21:12:10