Londres passa hoje a cobrar 14,50 euros por dia a carros mais poluentes que queiram circular na cidade

Esta terça-feira a Zona de Emissões Ultrabaixas (ULEZ, na sigla em inglês) em Londres vai ser expandida e passa a cobrir praticamente toda a área dentro dos limites da Grande Londres. Assim, a partir de hoje, os veículos poluentes que queriam circular no coração da capital inglesa terão que pagar uma taxa diária de cerca de 14,50 euros (12,50 libras).

A medida, que tem como objetivo combater a poluição e melhorar a qualidade do ar da capital britânica e arredores, vai impactar um total de nove milhões de pessoas que circulam nas zonas abrangidas.

O anúncio da medida foi feito no final de julho, pelo presidente da Câmara de Londres Sadiq Khan.

Este alargamento da ULEZ avançou após uma contestação em Tribunal pela oposição, mas o SUpremo Tribunal inglês acabou por decidir que a proposta, assim com o processo de consulta pública, foram minuciosos e sólidos juridicamente.

“A decisão de expandir a ULEZ foi muito difícil e não foi algo que tomei de ânimo leve e continuo a fazer todo o possível para resolver quaisquer preocupações que os londrinos possam ter”, indicou na altura Khan.

O processo judicial terá custado qualquer coisa como 1,16 milhões de euros do erário público e, segundo a autarquia de Londres, cerca de 90% dos carros que atualmente circulam na periferia de Londres já respeitam as regras da ULEZ e, por isso, não pagarão a taxa.

Com esta expansão, adiantam os responsáveis, mais cinco milhões de londrinos poderão “respirar um ar mais limpo”.

18/06/2025 16:24:16