Morreu Óscar Ferreira Gomes, reputado advogado de Braga

O advogado Óscar Ferreira Gomes morreu, em Braga, cidade onde residia, foi divulgado na noite deste domingo. O óbito está a causar pesar entre a comunidade jurídica, não só em Braga como a nível nacional, dados os cargos exercidos pelo octogenário, nas últimas décadas, dentro e fora da advocacia, inclusivamente, até no automobilismo. - Anúncio […]O advogado Óscar Ferreira Gomes morreu, em Braga, cidade onde residia, foi divulgado na noite deste domingo. O óbito está a causar pesar entre a comunidade jurídica, não só em Braga como a nível nacion

O advogado Óscar Ferreira Gomes morreu, em Braga, cidade onde residia, foi divulgado na noite deste domingo. O óbito está a causar pesar entre a comunidade jurídica, não só em Braga como a nível nacional, dados os cargos exercidos pelo octogenário, nas últimas décadas, dentro e fora da advocacia, inclusivamente, até no automobilismo.

Óscar Ferreira Gomes foi presidente da Associação Jurídica de Braga e ainda do Conselho Superior da Ordem dos Advogados, exercendo desde maio de 1971, com escritório em Braga, depois de ter sido professor liceal de alemão, igualmente em Braga.

Professor no ensino secundário, de alemão, entre os anos de 1958 e 1971, licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra e era advogado desde maio de 1971, tendo trabalhado com o advogado José Ferreira Salgado, de quem era grande admirador.

Membro da Delegação de Braga da Ordem dos Advogados, integrou o Conselho Superior da Ordem dos Advogados durante os mandatos de 1990/1992, 1996/1998 e 2002/2004, tendo presidido a este órgão, sediado em Lisboa, no biénio de 2011/2013.

Vice-presidente da Associação Jurídica de Braga entre 1994 e 1996, assumiu depois a sua presidência desde 2003 a 2013, foi membro do Conselho Consultivo da Escola de Direito da Universidade do Minho 2011, mas com muita atividade associativa.

Óscar Ferreira Gomes foi o primeiro presidente do Clube Automóvel do Minho (CAM), ocasião em que o CAM tinha a sua sede na Casa do Castelo do Bom Jesus, motivo pelo qual tinha sido homenageado pelo clube, assim como a nível profissional pela Ordem dos Advogados, pela Associação Jurídica de Braga e também pela Escola de Direito da Universidade do Minho.

O velório será em câmara ardente, na Igreja do Carmo em Braga, a partir das 11:00 desta segunda feira (11 de setembro) e o funeral será na terça-feira (12 de setembro), pelas 15:00 na Igreja do Carmo, perto do Campo da Vinha, no centro da cidade de Braga, onde residia e tinha o seu escritório de advocacia Óscar Ferreira Gomes, com origens familiares em Vieira do Minho.

Reagindo à morte de Óscar Ferreira Gomes, o seu colega de curso, em Coimbra, Artur Marques, mostrou-se consternado com a notícia, afirmando a O MINHO que “era um excelente colega, de trato sempre muito afável, sendo também um profissional competentíssimo, respeitado por toda a gente e respeitador, pelo que vai deixar-nos muitas saudades, mas fica o seu exemplo”.

19/07/2024 11:05:55