Os jornalistas portugueses aderiram em bloco à primeira greve geral em mais de 40 anos. A última paralisação aconteceu em 1982.
Mais de duas dezenas de órgão de comunicação social estão parados, estima o Sindicato dos Jornalistas.
Em Coimbra, dezenas de jornalistas estiveram reunidos em protesto no centro da cidade. No Porto, a concentração ficou marcada para os Aliados palco habitual de muitas outras lutas.
A crise recente no grupo Global Media do JN, DN, TSF e Dinheiro Vivo, pôs a nu problemas que se arrastam há muito e reavivou reivindicações antigas.
Na rede da Agência Lusa não há notícias desde a meia noite, os jornalistas da agência noticiosa tinham feito greve há menos de um ano.
Há cerca de 5.300 jornalistas em Portugal, 80% com formação superior mas que levam para casa, em média, 1.225 euros ao fim do mês.
Ver mais https://sicnoticias.pt/pais/2024-03-14-Jornalistas-estao-em-greve-geral-de-24-horas-a-primeira-em-mais-de-40-anos-0befcf73