Prisão de Vale de Judeus tem novo diretor após fuga de reclusos - Renascença
Carlos Moreira é o novo diretor do Estabelecimento Prisional (EP) de Vale de Judeus, em Alcoentre, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Justiça. O experiente jurista inicia funções na próxima semana.
A nomeação é conhecida depois da fuga de cinco reclusos perigosos daquela prisão, a 7 de setembro.
Carlos Moreira é um “jurista experiente na gestão e liderança de estabelecimentos prisionais”, assinala o Ministério da Justiça, em comunicado.
O novo diretor da prisão de Vale de Judeus transita a direção do Estabelecimento Prisional da Carregueira, onde desempenhava funções desde 2022.
Carlos Moreira, que também foi diretor das prisões do Linhó, Pinheiro da Cruz e de Olhão, desempenhou ainda funções na Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e como jurista nos EP de Caixas e do Linhó.
“A nomeação é feita por um período de três anos, renováveis, até ao máximo de três renovações”, indica o Ministério da Justiça.
O diretor de Vale de Judeus aposentou-se em julho. O diretor adjunto da prisão assumiu as funções interinamente, explicou a ministra da Justiça, Rita Júdice, no Parlamento, na quarta-feira.