Bastonário Guilherme Figueiredo visita a Delegação de Vila Nova de Famalicão
O Bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo, esteve no dia 29 de Maio em Vila Nova de Famalicão, numa curta visita que teve por objectivo conhecer o local onde a Delegação pretende instalar a sua sede concelhia e manter um encontro com os Advogados aí inscritos. O Presidente do Conselho Regional do Porto, Dr. Paulo Pimenta, esteve também presente na visita promovida pela Delegação de Vila Nova de Famalicão, presidida pelo Dr. João Castro Faria.
Durante a visita, Guilherme Figueiredo pôde inteirar-se do projecto de instalação da sede da Delegação de Vila Nova de Famalicão da Ordem dos Advogados que, em articulação com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, está projectada para uma construção devoluta, pertencente ao Município, cuja ocupação foi por este concedida, faltando apenas formalizar a cedência do espaço.
Depois desta visita, Bastonário reuniu nas instalações do Tribunal de Vila Nova de Famalicão com Advogados com escritório no concelho, com o Juiz Coordenador do Tribunal e com o Secretário Judicial, tendo tendo sido abordados temas como a actual relação institucional da Ordem dos Advogados com o Ministério da Justiça, com Conselho Superior da Magistratura e com a Procuradora-Geral da República, tendo sido patenteado por Guilherme Figueiredo o excelente momento que se vive nas relações institucionais entre todas estas entidades, facto que tem permitido ultrapassar muitos problemas e constitui uma boa plataforma para a discussão de soluções para os problemas que afectam o funcionamento da Justiça. Relativamente ao regime de estágio para ingresso na advocacia, o Bastonário defendeu que o actual regime cria muitas dificuldades aos estagiários e que o Conselho Geral da Ordem dos Advogados está já a estudar um novo paradigma de estágio. Quanto a outros assuntos abordados, designadamente, a tramitação da acção executiva, as dificuldades com a tramitação do processo de inventário e a revisão do mapa judiciário repondo instâncias centrais que forma deslocalizadas para Guimarães, Guilherme Figueiredo prometeu levar em boa conta as reclamações dos Advogados famalicenses.
A iniciativa terminou com um almoço convívio que foi também pretexto para um reencontro com os Advogados seniores de Vila Nova de Famalicão.