A Ordem dos Advogados na Cooperação Internacional
A Ordem dos Advogados, colaborando na organização da visita a Portugal de Delegação da República Popular da China, composta de altos dignatários do Departamento do Acesso ao Direito e do Departamento dos Assuntos Jurídicos do Ministério da Justiça, e dos Departamentos Provinciais de Henan e Shangsi do Ministério da Justiça e do Gabinete de Justiça de Puyang da Província de Henan, e integrada no Programa "China-EU Access to Justice Programme” (um programa de debate internacional sobre Acesso ao Direito e à Justiça, para implementação legislativa e política de um sistema de apoio judiciário naquela República Popular), participou e interveio activamente nas cerimónias de recepção da referida Comitiva e respectivas sessões de trabalho, que tiveram lugar ontem, dia 5 de Junho.
A organização do evento esteve a cargo do Pelouro do Acesso e aos Tribunais ao Direito do Conselho Geral, com estreita colaboração do Instituto do Acesso ao Direito (IAD).
Nas sessões de trabalho do período da manhã, junto do Tribunal da Relação de Lisboa, o Vogal do Conselho Geral Dr. Pedro Alves Loureiro proferiu uma alocução subordinada ao tema «The role of the Portuguese Bar Association in the Legal Aid System».
No período da tarde, o Senhor Bastonário Dr. Guilherme Figueiredo, os Senhores Conselheiros presentes - Dr. Miguel Matias, Dra. Rita Maltez (Pelouro das Relações Internacionais) e Dra. Joana M. de Abreu (Pelouro do Acesso ao Direito) - e o Senhor Presidente do IAD Dr. Mário Diogo, receberam, na sede da Ordem dos Advogados, a referida Delegação, chefiada pela Sra. Dra. Lin Xin, Vice-Directora-Geral do Departamento do Acesso ao Direito do Ministério da Justiça Chinês.
Ao IAD, na pessoa do seu Presidente, coube a apresentação de dados sobre o Sistema do Acesso ao Direito e aos Tribunais e à Vogal do Conselho Geral Dra. Joana M. de Abreu cumpriu a apresentação do sistema informático SINOA.
A participação da Ordem foi amplamente apreciada por todas as entidades intervenientes, que, publicamente, fizeram questão de o manifestar e assinalar.