Debate Igualdade de Género | 12 de Julho. Salão Nobre da Ordem dos Advogados
CICLO DE DEBATES
12 de Julho | Salão Nobre da Ordem dos Advogados
O terceiro debate promovido pela Ordem dos Advogados dedicado à Igualdade de Género decorreu no dia 12 de Julho, pelas 18h00, no Salão Nobre da Ordem dos Advogados.
Inserido no ciclo iniciado a 8 de Março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que discutiu a possibilidade de quotas nos órgãos de administração e de fiscalização das empresas do sector público empresarial e das empresas cotadas em bolsa, seguindo-se novo debate, a 26 de Abril, sobre a educação e igualdade de género.
No dia 12 de Julho contamos com a intervenção de José de Faria Costa, Provedor de Justiça e Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e de Dulce Rebelo, Linguista e Professora Universitária convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
O debate teve moderação de Isabel Cunha Gil e Isilda Alves, Vogais do Conselho Geral, e intervenção e o encerramento do Bastonário da Ordem dos Advogados.
ORADORES
JOSÉ FRANCISCO DE FARIA COSTA
Provedor de Justiça de Portugal. É professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde 2004, faculdade onde se licenciou em 1974, tendo sido Presidente do Conselho Directivo daquela Faculdade entre 2005 e 2009. Entre 2009 e Julho de 2013 foi Presidente do Instituto de Direito Penal Económico e Europeu. No dia 10 de Março de 2016, o Provedor de Justiça de Portugal assumiu, pela primeira vez, a Presidência da Federação Ibero-Americana de Ombudsman (FIO). Autor de livros e estudos na sua especialidade. É escritor, poeta com vários livros publicados.
DULCE REBELO
Linguista. Investigadora Jubilada da Fundação Calouste Gulbenkian. Professora Universitária convidada da FCSH, da Universidade Nova e da Universidade Aberta de Lisboa, da Universidade de Paris VIII e da École Hautes Etudes de Paris. Doutorada em Psicolinguística pela École Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris. Membro do Conselho Cientifico da Sociedade de Língua Portuguesa. Directora do Movimento Democrático de Mulheres. Autora de livros e estudos na sua especialidade e sobre a temática Feminina.