Agradecimento ao Comunicado da Ordem dos Advogados Portugueses | Solidariedade com a OAB

Agradecimento ao Comunicado da Ordem dos Advogados Portugueses | Solidariedade com a OAB

Reacção do Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil ao Comunicado publicado pelo Conselho Geral da Ordem dos Advogados Portugueses:

 

                                                                                       

Brasília, 21 de agosto de 2019.   

 

Ao Exmo. Sr.

Bastonário Guilherme Figueiredo

Ordem dos Advogados Portugueses

Lisboa - Portugal

 

Senhor Bastonário.

 

Cumprimentando-o cordialmente, tenho a honra de dirigir-me a Vossa Excelência para agradecer pela mensagem de solidariedade manifestada por meio do Conselho Geral da Ordem dos Advogados Portugueses, em decorrência das declarações proferidas pelo então Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro.

Devo-lhe confessar que os desafios locais têm sido imensuráveis para a advocacia brasileira. O referido episódio violou não somente a memória de meu pai, Fernando Augusto de Santa Cruz, mas de toda uma nação. Aviltou-se, também, a classe dos advogados brasileiros, na medida em que o contexto das declarações do Senhor Presidente Jair Bolsonaro ocorreu justamente ao se opor às garantias advocatícias, sobretudo quanto ao sigilo profissional.

É nesse sentido que defendo a integração internacional em torno da salvaguarda dos interesses de nossa classe. Como diria o poeta Fernando Pessoa, “navegar é preciso”, sobretudo quando temos “o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade”. O destino do Estado Democrático de Direito necessita dessa ação conjunta e, certamente, a advocacia portuguesa é uma aliada prioritária nessa construção contínua da luta pela democracia.

Diante disso, reitero os meus agradecimentos e reafirmo a importância da unidade nacional e internacional nesse contexto de crise no Brasil.                                                                                                                                                                        

  Atenciosamente, 

 

Felipe Santa Cruz

Presidente Nacional da OAB

 

 

20/09/2019 02:11:46