Dia Internacional contra o Tráfico de Seres Humanos | 30 de Julho

Dia Internacional contra o Tráfico de Seres Humanos | 30 de Julho

Dia internacional alerta para gravidade do tráfico de seres humanos

Assinalando a data, a UNODC lembra a importância do combate a esta realidade que afeta quase todos os países do mundo.

Dia internacional contra o Tráfico de Seres Humanos foi definido como uma forma de alertar as pessoas e as instituições para esta forma de criminalidade grave, com ligações à criminalidade organizada e tem por base uma resolução da Assembleia-Geral da ONU, de 18 de dezembro de 2013.

O tráfico de seres é um crime grave que representa também uma violação grave dos direitos humanos. Todos os anos, milhares de homens, mulheres e crianças caem nas mãos de traficantes, nos seus próprios países e no estrangeiro. 

Quase todos os países do mundo são afetados pelo tráfico, seja como país de origem, de trânsito ou de destino das vítimas seja para fins de exploração sexual, laboral ou outra. Desde 2003 que o UNODC (United Nations Office of Drugs and Crime) recolheu informações sobre 225 mil vítimas de tráfico detetadas em todo o mundo. De acordo com dados das Nações Unidas, 83% de mulheres e 72% das jovens são traficadas para fins de exploração sexual.

As situações de conflito em algumas regiões do mundo agravam ainda mais as vulnerabilidades, com grupos armados explorando civis e traficantes que obrigam pessoas forçadas a deslocar-se. 

Os dados também mostram que o tráfico acontece muitas vezes à nossa volta, já que a parcela de pessoas traficadas dentro de seu próprio país duplicou nos últimos anos, atingindo os 58% de todas as vítimas detetadas, de acordo com o Relatório Global do UNODC de 2018 sobre Tráfico de Pessoas.

 

Mais informações 

no site da UNODC https://www.unodc.org/unodc/en/human-trafficking/what-is-human-trafficking.html?ref=menuside

Pagina do dia https://www.unodc.org/endht/en/index.html?lf=1&lng=en 

Noticia publicada aqui 

 

24/08/2019 10:29:32