Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
O dia 27 de janeiro marca o aniversário da libertação, em 1945, do Campo de Concentração e Extermínio Nazista Alemão Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas. Este dia foi implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1 de novembro de 2005. Segundo a UNESCO, conhecer a história do Holocausto é essencial para o entendimento melhor como causas que arrastam como sociedades ao genocídio e criar consciência sobre a necessidade de consolidar a paz e os direitos humanos, e alertar os jovens de todo o mundo para os perigos das ideologias racistas e radicais.
Neste dia, a Casa da História Europeia irá realizar um concerto intitulado "Sturm und Klang" («Tempestade e Som»), serão tocadas peças de autores que o Holocausto impactou. Será transmitido on line e requer inscrição prévia aqui .
O primeiro Museu do Holocausto da Península Ibérica vai abrir na cidade do Porto, e estará simbolicamente, organizado em três fases: a vida dos antes do Holocausto; a morte durante o Holocausto e a vida (novamente) após “esta catástrofe”.
O historiador Fernando Rosas, da Universidade Nova de Lisboa, lidera uma investigação que divulgou que pelo menos 70 portugueses estiveram em campos de concentração durante a II Guerra Mundial, e 300 terão sido obrigados a trabalhos forçados.
Documentos
Lista de Filmes sobre o Holocausto
Links relacionados
Relembrar o Holocausto | Nações Unidas [en]
Ensino e Aprendizagem sobre o Holocausto | Portal Eurocid
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (transmissão em direto)
Aqui: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-em-memoria-das-vitimas-do-holocausto-0