Conferência de Alto Nível e-Justice "Para uma justiça eletrónica centrada nas pessoas". 

Conferência de Alto Nível e-Justice "Para uma justiça eletrónica centrada nas pessoas". 

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, o Ministério da Justiça vai realizar, nos dias 26 e 27 de abril, a Conferência de Alto Nível e-Justice "Para uma justiça eletrónica centrada nas pessoas". 

 

A Justiça Eletrónica na União Europeia

A transformação digital mudou profundamente a vida das pessoas e continuará a fazê-lo no futuro. Também na área da justiça, a digitalização tem desempenhado um papel importante, sendo reconhecida como uma forma de melhorar o acesso à justiça, a eficiência, a qualidade e a transparência dos sistemas de justiça.

Durante mais de uma década, a União Europeia (UE) tem adotado sucessivas estratégias e planos de ação nesta área. A Estratégia de justiça eletrónica e o seu Plano de Ação para a justiça eletrónica europeia para 2019-2023 encontram-se atualmente em processo de execução.

A pandemia causada pela COVID-19 confirmou que as tecnologias digitais são essenciais para assegurar o acesso à justiça e para robustecer a resiliência dos sistemas nacionais.

Num período conturbado é, pois, incontornável falar de digitalização e aproveitar as oportunidades oferecidas pelas tecnologias emergentes, como a inteligência artificial.

Por estas razões, a Presidência Portuguesa identificou a digitalização da justiça como uma das prioridades do seu programa, dando continuidade e visando aprofundar o processo de transição digital.

Pode inscrever-se, desde já, aqui 

Mais informações aqui

20/05/2025 20:44:38