Dia da Europa | 9 de Maio
Celebra-se a 9 de Maio, o Dia da Europa, também conhecido como Dia da União Europeia, que celebra a paz e a unidade do continente europeu e assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman.
Devastados pelos efeitos da II Guerra Mundial, os governos dos países europeus chegaram à conclusão que só a colaboração comum da produção de carvão e de aço poderia evitar novos conflitos.
É neste sentido que, em 1950, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, apresentou a proposta para a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço nascendo, assim, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, sendo seus fundadores a França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo) foi a primeira de uma série de instituições europeias supranacionais que deram origem à actual União Europeia.
A criação do Dia da Europa, foi aprovada no Conselho Europeu de Milão, em 1985, com o objectivo de “criar consciência e dar informação nas escolas, em particular, mas também na televisão e outros órgãos de comunicação social”, do papel da União Europeia na Europa e no Mundo.
A União Europeia continua a deparar-se com múltiplos e enormes desafios, o último deles os efeitos decorrentes da pandemia da coronavírus, desafios esses que, enfrentados em conjunto, poderão transformar-se em oportunidades. entre maio de 2021 e a primavera de 2022 terá lugar, através de plataforma digital, a Conferência sobre o Futuro da Europa onde serão discutidas as ideias, aspirações para uma União Europeia mais forte, mais sustentável, mais digital, mais resiliente e com os seus estados membros a caminharem no mesmo sentido.
Para comemorar o Dia da Europa, a representação da Comissão Europeia e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal organizam vários eventos, como a entrega de prémios de concursos, palestras, concertos e o lançamento de livros.
As instituições europeias abrem as portas ao público em maio, em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo.
Leia também a entrevista da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, ao Boletim da Ordem dos Advogados aqui