Ordem dos Advogados comemora 95 anos em Braga

Ordem dos Advogados comemora 95 anos em Braga

A Ordem dos Advogados celebrou 95 anos desde a sua criação, consagrada no Decreto 11.715, de 12 de Junho de 1926.

Esta data foi assinalada no passado dia 25 de Setembro, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga.

O dia teve início com a celebração de uma Missa em Memória dos Advogados Falecidos e Acção de Graças pelos Advogados no Activo, que decorreu na Sé de Braga. 

Na Reitoria da Universidade do Minho, os convidados foram recebidos por um momento musical a cargo da Tuna Universitária do Minho.

A sessão solene teve início com os discursos do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio, seguido da Senhora Presidente da Delegação de Braga, Dra. Ana Cristina Santos, do Senhor Presidente do Conselho Regional do Porto, Dr. Paulo Pimenta, do Senhor Presidente do Conselho Fiscal, Dr. Bacelar Gouveia e, por último, do Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados, Prof. Doutor, Luís Menezes Leitão. Na sua intervenção o Bastonário da OA agradeceu aos Bastonários presentes, Dr. Augusto Lopes Cardoso, Dr. António Marinho e Pinto e Dr. Guilherme Figueiredo, o seu papel na defesa da Advocacia e da Ordem.

A cerimónia continuou com a intervenção do Prof. Doutor Eduardo Vera Cruz, dedicada ao tema "Para a História do Associativismo dos Advogados Portugueses: etapas de um percurso institucional".

Posteriormente o Senhor Bastonário procedeu à entrega da medalha comemorativa do 95 anos da Ordem dos Advogados ao Dr. Tiago Andrade e Sousa, Trisneto do Primeiro Bastonário e último Presidente da Associação dos Advogados de Lisboa; ao Dr. Ivan Ferreira, Presidente da Associação Jurídica do Porto e ao Dr. Óscar Ferreira Gomes, Presidente da Associação Jurídica de Braga.

A entrega da Medalha dos 50 Anos de Advocacia foi o momento seguinte, com a justa homenagem aos Advogados que em 2020 e 2021 completaram 50 anos de inscrição na profissão.

Por último, a sessão terminou com o discurso do Bastonário da OA, Prof. Doutor Luís Menezes Leitão.

 

A sessão teve transmissão online em directo, através da página de Facebook da OA e do Canal YouTube OA. Veja ou reveja aqui:

 

 

> Visite o site dedicado à história da Ordem, dos Advogados e da Advocacia disponível aqui http://historia.oa.pt

 

NOTA: as comemorações foram limitadas a 100 participantes, de acordo com as normas da DGS.  

 

16/10/2021 16:21:01