Homenagem ao Dr. Henrique Midosi (1824-1904) | Professor e Advogado
Completam-se hoje 120 anos sobre a inauguração do retrato do Dr. Henrique Midosi, a 24 de Fevereiro de 1902, que se encontra ainda exposto no 1º andar das instalações da Ordem dos Advogados, junto à porta de entrada da nossa Biblioteca.
O momento de inauguração do seu quadro, decorreu no dia que celebrava o seu 78º aniversário, numa homenagem promovida pela Associação dos Advogados de Lisboa que vem descrita na obra “Apologia do Dr. Henrique Midosi” (Lisboa, 1902), que pode ser consultada na Biblioteca da OA. O Dr. Henrique Midosi viria a falecer dois anos após essa homenagem.
Henrique Midosi nasceu a 24 de Novembro de 1824, em Lisboa, onde morreu a 18 de Junho de 1904.
Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1848, tendo de imediato começado a exercer advocacia. Em 1852 dedicou-se ao magistério.
Como Advogado, participou em inúmeras causas célebres e exerceu funções junto do juiz-presidente do antigo Tribunal Superior de Comércio. Em 1870 foi nomeado vogal da comissão da reforma do Código Penal. Exerceu ainda funções de como delegado da 5ª vara de Lisboa, administrador do 2º bairro de Lisboa. Pertenceu à antiga Associação dos Advogados e a outras corporações jurídicas fora de Portugal.
Foi condecorado com a Ordem de Santiago, com a de Isabel a Católica de Espanha e a de Leopoldo da Bélgica. Teve também a palma da Academia Francesa.
Colaborou muitos anos com várias publicações como o Jornal do Comércio, o Comércio de Portugal, o Mosaico, nos Anais da Associação dos Advogados e no Annuaire de legistation étrangère publié par la Société de legislation comparée, de Paris.
>> Breve informação biográfica do Dr. Henrique Midosi (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira);