Plenário da Conferência sobre o Futuro da Europa | 25 e 26 de Março
Conferência sobre o Futuro da Europa: primeiras propostas em Plenário
O Plenário da Conferência sobre o Futuro da Europa reúne-se nos dias 25 e 26 de março para discutir propostas preliminares, num fim de semana repleto de debates nos grupos de trabalho.
O Plenário da Conferência irá - pela primeira vez - debater projectos de propostas preliminares preparadas após os intercâmbios de nove Grupos de Trabalho Plenários. Estes primeiros esboços, agrupados por temas, baseiam-se nas recomendações feitas pelos Painéis de Cidadãos Europeus, nos contributos dos painéis nacionais, e nas ideias recolhidas através da Plataforma.
Quando: sexta-feira, 25 de março - sábado, 26 de março de 2022 (incluindo reuniões preparatórias, de grupos de trabalho e políticas)
Onde: Parlamento Europeu, em Estrasburgo, com participação presencial e à distância
O Plenário apresentará, numa base consensual, as suas propostas ao Conselho Executivo. Este último elaborará um relatório em plena colaboração e total transparência com o Plenário. Pode encontrar mais informações sobre a composição, o objetivo e os trabalhos do Plenário e descarregar todos os documentos pertinentes para o próximo fim de semana, incluindo a agenda, na página Web do Plenário da Conferência.
O relatório final da plataforma digital multilingue, baseado nas contribuições dos cidadãos recolhidas até 20 de fevereiro, será tido em conta nas propostas do Plenário e pode ser consultado aqui.
Contexto
Cerca de 200 europeus de diferentes idades e origens, de todos os Estados-Membros, reúnem-se em cada um dos quatro painéis de cidadãos europeus para debater e adotar recomendações sobre os desafios que a Europa enfrenta agora e no futuro.
As recomendações feitas por estes painéis ao Plenário da Conferência estão disponíveis na respetiva página Web. Estas foram apresentadas e debatidas com os 80 representantes dos painéis em sessões plenárias anteriores (em janeiro e março de 2022). Estes representantes continuarão a participar no processo até à sua conclusão.
Os cidadãos podem ainda apresentar contribuições na plataforma para permitir a continuação do debate em linha. As contribuições introduzidas depois de 20 de fevereiro farão parte de um relatório final após o dia 9 de maio