Bastonário inaugura nova sede do Agrupamento de Delegações de Portalegre

Bastonário inaugura nova sede do Agrupamento de Delegações de Portalegre

Com a presença de muitos advogados e autoridades civis locais, o Bastonário da Ordem dos Advogados, Prof. Doutor Luís Menezes Leitão, inaugurou terça-feira, 18 Outubro, a nova sede do Agrupamento de Delegações de Portalegre, agora situada na Rua Direita daquela cidade, não muito longe do Rossio, num local muito mais funcional além de central e, assim, bastante acessível a todos.

A Ordem dos Advogados nasceu em 1926 com apenas quatro Conselhos Regionais, Lisboa, Porto, Coimbra e Açores. Mas já os Estatutos estipulavam que onde houvesse 20 advogados se deveria abrir uma Delegação. Desde a primeira hora que a Ordem dos Advogados privilegiou a descentralização e a representação local dos advogados - destacou o Bastonário no seu discurso logo após o descerramento da placa alusiva.

A importância das Delegações é fundamental em muitos aspetos - prosseguiu o Bastonário - e não só por contrariar a interioridade, como é o caso desta. São-no por razões várias como até de transmissão de informações sobre a pandemia, como se provou na prática recentemente. A Ordem dos Advogados não teria podido ter tido a intervenção que teve, de ajuda e de denúncia de faltas de apoio aos advogados durante a pandemia, se não fossem as Delegações. 

O Conselho Geral esforçou-se para abertura desta nova sede do Agrupamento de Portalegre e conta com ele - acrescentou ainda o Bastonário que referiu expressamente dois nomes, simultaneamente membros do Agrupamento e do Conselho Geral, ambos presentes: Dra. Sandra Martins Leitão e Dr. Rui Chumbita Nunes.

O Agrupamento de Portalegre reúne, além da Delegação de Portalegre, as de Castelo de Vide, Avis, Fronteira e Niza. No seu discurso, o Presidente da Delegação de Portalegre, Dr. António Pratas, destacou que a intervenção do Agrupamento se estende a 10 municípios (a saber, Alter do Chão, Arroches, Avis, Castelo de Vide, Monforte, Portalegre, Marvão, Fronteira, Crato e Niza) e que a Ordem deve estar onde há um advogado e que onde há um advogado este deve sentir-se representado pela sua Ordem.

O Dr. António Pratas sublinhou que as Delegações são as estruturas mais próximas dos advogados e da população e que no Agrupamento, sendo poucos (total de 52 advogados) são bons a cumprir uma das dimensões sociais da profissão de advogado, o da solidariedade, registando-se um aumento substancial das nomeações de acesso ao Direito, cerca de 2.000 por ano.

Também o Presidente do Conselho Regional de Évora, Dr. Tiago Falcão e Silva, destacou a importância das organizações locais da Ordem dos Advogados, recordou o esforço de muitos anos para a concretização da nova sede do Agrupamento de Delegações de Portalegre e desejou as maiores felicidades e a total disponibilidade de colaboração a favor da Ordem e dos Advogados.

 

>> Vídeo | Intervenção do Dr. António Pratas, Presidente da Delegação de Portalegre (publicada pelo Jornal Alto Alentejo);

>> Vídeo | Intervenção do Bastonário da Ordem dos Advogados (publicada pelo Jornal Alto Alentejo);

>> Vídeo | Declarações do Bastonário da Ordem dos Advogados ao Jornal Alto Alentejo sobre a situação do Tribunal de Portalegre (publicada pelo Jornal Alto Alentejo);

Galeria

30/01/2023 22:10:05