Ordem dos Advogados reúne com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico - OCDE
A Ordem dos Advogados reuniu ontem, 20 de Outubro, com uma delegação técnica da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico - OCDE, tendo estado a OA representada pelo Vogal do Conselho Geral, Dr. Duarte Nuno Correia.
No contexto do projeto “Modernização da Justiça em Portugal”, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico solicitou o apoio do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Justiça para o agendamento de visitas às entidades relevantes do setor, pelo que solicitou especificamente uma reunião com a Ordem dos Advogados, tendo a mesma sido conduzida pelo Dr. Duarte Nuno Correia, Vogal do Conselho Geral responsável pelas relações com a OCDE.
A delegação técnica composta por juristas de diferentes origens como França e Austrália, manteve um diálogo interessante sobre o acesso dos cidadãos ao direito, com o objetivo de mapeamento de serviços e identificação dos mecanismos utilizados pelos cidadãos e pelas empresas para resolução de problemas jurídicos, bem como de identificar a existência de serviços judiciários suficientemente próximos e ajustados às reais necessidades dos que recorrem à justiça.
Sem prejuízo do tema a tratar, a representação da Ordem dos Advogados assinalou junto da OCDE, a sua preocupação relativamente às recomendações em sede de Concorrência vertidas no Relatório de 2018 quanto à qualificação académica para acesso à profissão, bem como em sede de deontologia e ética profissional, designadamente ao nível da cordialidade e solidariedade entre advogados.
A delegação técnica da OCDE foi composta por Chloé Lelievre, Head of Unit, Access to Justice, Public Governance Directorate, OECD, Irene Quintanilla, Justice Policy Analyst, Public Governance Directorate, OECD, Geoffrey Mulhering, International Consultant e Paula Fernando, Local Consultant. Da parte da Ordem dos Advogados esteve a Dra. Ana Cristina Delgado, Assessora do Conselho Geral.