CDHOA promove conferência sobre Violência Doméstica

CDHOA promove conferência sobre Violência Doméstica

A Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (CDHOA) promoveu, no passado dia 4 de Novembro, uma conferência dedicada à temática "A resposta do sistema a Vítimas de Violência Doméstica - Reflexões e Desafios".

A conferência realizou-se no Salão Nobre da OA e teve entrada gratuita, com transmissão no Canal YouTube da Ordem dos Advogados.

>> Consulte a galeria fotográfica;

 

A primeira temática, intitulada "Os estereótipos sobre as assumidas “funções sociais” de mulheres e homens na interpretação e aplicação do direito", foi conduzida pela Dra. Maria do Céu da Cunha Rêgo, Jurista e Antiga Secretária de Estado para a Igualdade. já no segundo painel, dedicado ao tema central sobre "A resposta do sistema a Vítimas de Violência Doméstica - Reflexões e Desafios" contou com a intervenção do Dr. Daniel Cotrim, responsável pela Unidade de Supervisão e pela área da violência doméstica e de género da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), da Dra. Ana Beatriz Cardoso, Presidente da Associação Ser Mulher e da Dra. Paula Santos Silva, Jurista e membro da Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV).

A moderação do debate foi da responsabilidade da Vogal da Comissão dos Direitos Humanos da OA, Dra. Mariana Ferreira Macedo. 

A sessão de abertura esteve a cargo da Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Dra Ana Sofia Fernandes, e da Vogal do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, Dra. Isabel Cerqueira. Já o encerramento foi realizado pela Vice-Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Dra. Teresa Silva, e pela Vice-Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OA, Dra. Márcia Martinho da Rosa.

 

Pode ver ou rever a conferência aqui:

29/05/2023 16:47:21