Comemorações do Dia Internacional da Mulher 2023

Comemorações do Dia Internacional da Mulher 2023

O Conselho Geral da Ordem dos Advogados promoveu, no dia 8 de março, no salão nobre da OA, as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

No âmbito destas comemorações, teve lugar a conferência "Igualdade de género: o que hoje se impõe diferenciar", numa organização conjunta do Conselho Geral e da Comissão dos Direitos Humanos da OA (CDHOA).

A conferência foi dedicada a dois subtemas, nomeadamente a "Violência obstétrica" que contou com a intervenção de Mia Negrão, advogada, e a "Violência contra as mulheres no espaço digital", onde foram oradoras Inês Rodrigues, técnica de Apoio à Vítima da APAV e Paula Cosme Pinto, ativista pela igualdade de género.

Já a sessão de abertura esteve a cargo da Presidente da CDHOA, Cristina Borges de Pinho e do Presidente do Conselho Regional de Lisboa, João Massano.

>> Consulte a galeria fotográfica da Conferência "Igualdade de Género: o que hoje se impõe diferenciar";

 

Na mesma ocasião foi ainda entregue o prémio "Elina Guimarães" de 2023, que o Conselho Geral deliberou atribuir à Dra. Maria do Céu da Cunha Rêgo e à Associação "Corações com Coroa", aqui representada por Catarina Furtado.

A decisão do Conselho Geral em atribuir o prémio a Maria do Céu da Cunha Rêgo assenta no trabalho por si “desenvolvido no âmbito da Igualdade de Género, enquanto investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, o único centro em Portugal inteiramente dedicado à área científica dos Estudos de Género, como formadora, oradora em seminários, autora de referenciais de formação e de artigos de opinião sobre o tema, e ainda os cargos públicos que exerceu colocando sempre a prioridade na igualdade entre mulheres e homens”.

Quanto à Associação "Corações com Coroa" (CCC), o Conselho Geral enaltece o trabalho desenvolvido “na educação e no acesso a cuidados de saúde como garante da igualdade de género, na prevenção e combate de todos os tipos de violência doméstica e com base no género, na defesa da igualdade de género como estratégia eficaz para combater a pobreza e a exclusão social”.

>> Consulte a galeria fotográfica da entrega do Prémio "Elina Guimarães";

 

Partilhamos um pequeno vídeo de apresentação das premiadas, que foram transmitidos no momento da entrega do prémio.

 

 

 

Na impossibilidade de estar presente, o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem vídeo dirigida à Ordem dos Advogados.

 

 

Veja o discurso de encerramento da Bastonária da OA, Dra. Fernanda de Almeida Pinheiro:

 

 

Veja ou reveja a cerimónia na íntegra:

 

Galeria

02/10/2023 02:11:51