Falecimento do Dr. José Sampaio

Falecimento do Dr. José Sampaio

Nota de Pesar

A Senhora Bastonária Dra. Fernanda de Almeida Pinheiro e o Conselho Geral manifestaram o seu pesar mais profundo pelo falecimento do Colega Dr. José Sampaio.

O Dr. José Sampaio nasceu em 10 de junho de 1929. Licencia-se em 24 de julho de 1953, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Inscreveu-se como Advogado em 8 de junho de 1955 e exerceu advocacia na Comarca de Braga.

Advogado defensor de presos políticos nos tribunais plenários, o uvido em testemunho para memória futura, em Março de 2024, José Sampaio descreveu a política antes do 25 de abril como “do pior que havia”, com inspirações no franquismo e no nazismo: «As pessoas passando por muitas dificuldades de sobrevivência, não tinham liberdade de pensamento, de expressão nem de manifestação e havia ainda uma guerra colonial a decorrer». Acrescentou que «o clima político e social do país era péssimo, com muita fome, muita exploração e, acima de tudo, fingimento: havia a necessidade de dissimular ou ocultar verdadeiras opiniões e sentimentos, o que era comum devido ao clima de medo e intimidação imposto pelo regime. As pessoas muitas vezes tinham que fingir concordância com o governo ou abster-se de expressar críticas, por medo de retaliação, como perda de emprego, detenção ou até mesmo violência física. Em Braga era bem visível o clima de medo em que as pessoas viviam, estas tinham medo de se revoltar e os principais opositores ao regime acabaram por ser os advogados, que na sua maioria eram de esquerda e ela fez frente à defesa dos presos políticos».

Foi presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Braga, entre 1972 e 1974.

Faleceu aos 94 anos em 17 de abril de 2024.

O corpo de José Sampaio estará em câmara ardente na capela do cemitério de Monte de Arcos, em Braga, a partir das 09h00 desta quinta-feira. As cerimónias fúnebres realizar-se-ão a partir das 16h00, indo a sepultar em jazigo da família.

 

20/07/2024 17:43:34