Ordem dos Advogados comemora 50 anos de liberdade

Ordem dos Advogados comemora 50 anos de liberdade

No passado dia 23 de abril, a Ordem dos Advogados assinalou o cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 com uma sessão comemorativa, que se realizou no Salão Nobre da OA.   

 

As comemorações iniciaram-se com a visita da Senhora Bastonária ao Estabelecimento Prisional de Caxias, de manhã, acompanhada pelo Vogal do Conselho Geral, Dr. Alberto Barreiros, e recebida pelo Senhor Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Professor Doutor Rui Abrunhosa Gonçalves e pela Senhora Diretora do Estabelecimento Prisional de Caxias, Dra. Ana Maria Cabral.

Esta foi uma visita simbólica na qual a Ordem dos Advogados prestou singela e sentiu homenagem a todos os presos políticos que lutaram pela liberdade e democracia do nosso país.

À tarde teve lugar a sessão comemorativa durante a qual decorreu a conferência "50 anos de Advocacia em liberdade: antes, depois e que futuro", que contou com os testemunhos de Advogados e Advogadas de várias gerações, a saber, o Dr. Saúl Nunes, Dra. Cecília Meireles, o Dr. José Pereira da Costa e a Dra. Bárbara Miranda Lencastre. A moderação da conferência ficou a cargo da jornalista Liliana Monteiro.

 

Na mesma sessão foi homenageada a Dra. Maria Lucília Miranda Santos, uma das Advogadas que defendeu presos políticos nos tribunais plenários, a quem o Conselho Geral deliberou entregar, a título póstumo, a Medalha de Ouro da Ordem dos Advogados, pelo seu "exemplo de uma Advocacia livre, independente e combativa pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e pela oposição ao regime fascista e defesa do Estado de Direito Democrático Valores estes que nortearam sua longa carreira como Advogada".

 

Seguiu-se um momento musical, com a atuação da artista Carolina Deslandes onde, para além de outras músicas, foi interpretada a canção “Dois dedos de testa”, que faz parte do musical em cena "A Madrugada que eu Esperava" que se debruça sobre a revolução de Abril.

 

Por último, e não menos importante, foi descerrada uma placa comemorativa na entrada da sede da OA, onde constam os nomes de todos os/as Advogados/as que, durante o tempo em que vigoraram os tribunais plenários, defenderam presos políticos.

Nesta lista constam os nomes dos Senhores Doutores Amadeu António Pereira Lopes Sabino, António José Maldonado Cortes Simões, Joaquim Monteiro Matias, Jorge Ítalo Assis dos Santos, José Adalberto Coelho Alves, José Delgado Domingues Martins, José Paiva Biscaia Filipe Pereira e Saúl Fernandes Rodrigues Nunes, também eles homenageados nesta sessão.

 

>> Galeria fotográfica | Visita ao EP de Caxias ;

>> Galeria fotográfica | Sessão comemorativa dos 50 anos de 25 de abril;

 

 

Partilhamos o vídeo sobre os acontecimentos que antecederam ao 25​​ de abril, bem como o papel dos/as Advogados/as e da Ordem nesse período, transmitido na cerimónia:

 

 

Partilhamos um pequeno vídeo da homenageada, Dra. Maria Lucília Miranda Santos, que foi transmitida na cerimónia:

 

16/06/2024 10:27:16