Atualização sobre o restabelecimento dos serviços do IRN e reforço de segurança
Atualização sobre o restabelecimento dos serviços do IRN e reforço de segurança
Na sequência do ataque informático à Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que afetou a plataforma de interoperabilidade da administração pública, informamos que, em estreita colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), a AMA e o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), o IRN está a trabalhar intensamente para restabelecer todos os seus serviços.
Neste momento, os serviços de autenticação através do Autenticacao.gov e o envio de notificações por SMS já estão disponíveis. Nas próximas horas, também serão restabelecidos os serviços de pagamento eletrônico, mas até que a conectividade esteja totalmente estabilizada, poderão ocorrer alguns constrangimentos na conclusão de serviços online que exijam pagamentos através de meios eletrônicos.
Gostaríamos de reforçar que nunca serão realizados contatos do IRN através de vias não oficiais, como mensagens não solicitadas ou e-mails suspeitos. Pedimos que estejamos atentos a possíveis tentativas de phishing, que podem surgir em momentos de maior vulnerabilidade. O IRN compromete-se a garantir a segurança e a proteção dos dados pessoais, fundamentais para o serviço de segurança jurídica que prestamos.
Para qualquer questão urgente, você pode recorrer aos serviços presenciais em qualquer Conservatória, onde estão disponíveis todos os serviços prestados pelo IRN, incluindo:
- Pedido e entregas de Cartão de Cidadão (CC) e Passaporte Eletrónico Português (PEP);
- Registro civil, predial, comercial e de veículos.
Pode consultar o mapa das conservatórias disponíveis aqui
Agradecemos a sua colaboração e colaboração. Estamos empenhados em restaurar rapidamente todos os serviços e em garantir a continuidade dos nossos altos padrões de segurança e proteção de dados.