Comemorações do Dia Internacional da Mulher 2025

Comemorações do Dia Internacional da Mulher 2025

O Conselho Geral da Ordem dos Advogados promoveu, no dia 10 de março, no salão nobre da OA, as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Por esta ocasião foi entregue o prémio "Elina Guimarães" de 2025, que o Conselho Geral deliberou atribuir à Escritora, Maria Teresa Horta (a título póstumo) e à Obra Social das Irmãs Oblatas.

Importa realçar que o Prémio Elina Guimarães "visa distinguir personalidades que se tenham destacado especificamente na defesa dos direitos das mulheres e na defesa da igualdade de género".

 

A sessão foi presidida pela Senhora Bastonária, Dra. Fernanda de Almeida Pinheiro e pela Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OA, Dra. Cristina Borges de Pinho. 
A cerimónia teve início com a participação da Juíza Desembargadora Adelina Barradas de Oliveira, com a declamação de poemas da autoria de Maria Teresa Horta.
De seguida, procedeu-se à entrega dos prémios. O Prémio Elina Guimarães foi recebido por Luís Barros, filho de Maria Teresa Horta, em nome da sua mãe, e pela Irmã Pura González, Diretora da Obra Social das Irmãs Oblatas em Portugal, em nome desta instituição. Foi ainda transmitido um pequeno vídeo de homenagem às premiadas.

 

>> Consulte a galeria fotográfica com os melhores momentos da cerimónia;

 

Partilhamos um pequeno vídeo de apresentação das premiadas, que foram transmitidos no momento da entrega do prémio.

 

 

Mais sobre a decisão de atribuição do Prémio Elina Guimarães 2025

 

Maria Teresa Horta

Na deliberação do Conselho Geral de atribuição do Prémio é destacado o papel de Maria Teresa Horta na defesa dos direitos das mulheres e a coragem que demonstrou em desafiar a ditadura e o sistema judicial que oprimia as mulheres escritoras, em particular, durante o Estado Novo. Assim como o facto de ter sido uma lutadora incansável pelos direitos das mulheres e um exemplo como feminista cuja obra enquanto escritora, poetisa e jornalista contribuiu para a consolidação dos direitos civis das mulheres e influenciou as gerações seguintes.

 

Obra Social das Irmãs Oblatas em Portugal

Na deliberação do Conselho Geral de atribuição do Prémio é reconhecida a ação da Obra Social das Irmãs Oblatas na luta pela inclusão e direitos das mulheres que exercem ou já exerceram prostituição e/ou são vítimas de tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual, e o seu papel como instituição de referência no apoio a esta população, quer através do Centro de Acolhimento e Orientação à Mulher das Irmãs Oblatas, quer através da ação das Equipas de Rua. De salientar, ainda, que ao longo dos 37 anos de intervenção em Lisboa, a Obra Social das Irmãs Oblatas tem estabelecido uma relação privilegiada, de proximidade e confiança, com as mulheres que exercem prostituição contribuindo assim para a defesa dos seus direitos.

Saiba mais: https://www.oblatasportugal.pt/ 

 

18/03/2025 16:46:06