Vogal do CG participa em Mesa-Redonda sobre Direitos Humanos e as profissões forenses

Vogal do CG participa em Mesa-Redonda sobre Direitos Humanos e as profissões forenses

No dia 26 de junho a Vogal do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, Marta Pinto Figueira, participou numa mesa-redonda dedicada à relação entre os Direitos Humanos e as profissões forenses. O evento foi promovido pelo Ius Gentium Conimbrigae — Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (IGC), em colaboração com o Tribunal da Relação do Porto, e realizado em formato online.

Durante o painel, Marta Pinto Figueira partilhou o debate com Filipa Dias (IGC), Brás Duarte (Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução) e Victor Manuel Leitão Ribeiro (Conselho Superior da Magistratura), os quais intervieram sobre o papel fundamental das profissões forenses na promoção e defesa dos Direitos Humanos.

Foram destacados valores essenciais e inegociáveis como a dignidade humana, a igualdade e liberdade, o acesso à justiça, e a proteção das minorias e dos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças e idosos. Tendo sido salientado que os Direitos Humanos dizem respeito à vida concreta das pessoas — como o direito à saúde, habitação e proteção na velhice, sendo essencial que todos tenham um efetivo acesso à justiça para a sua defesa.

Na discussão reforçou-se também o papel da Ordem dos Advogados, em particular através da sua Comissão de Direitos Humanos, como a importância da formação contínua e especializada para todos os profissionais do foro.

Por fim, sublinhou-se o papel preponderante do Advogado enquanto defensor dos Direitos, Liberdades e Garantias, guardião da cidadania e construtor diário da democracia. A Advocacia é, e deve continuar a ser, um pilar fundamental na defesa dos Direitos Humanos, estando frequentemente mais próxima das urgências sociais e do desamparo.

Galeria

15/07/2025 15:11:40