Os próximos 100 Anos da Ordem – Preparar o Futuro: Estudo de Partes Interessadas 2025-2026

Inquérito à Advocacia

Os próximos 100 Anos da Ordem – Preparar o Futuro: Estudo de Partes Interessadas 2025-2026

 

Uma das prioridades anunciadas deste mandato é conhecer a Classe e adaptar a Ordem ao perfil do Advogado de hoje. Para cumprir esse objetivo o Conselho Geral lançou uma iniciativa nacional de escuta ativa das partes interessadas para identificar os principais desafios da Advocacia portuguesa, definir prioridades estratégicas para o mandato em curso e reforçar a proximidade, a transparência e a capacidade de atuação institucional.

 

Esse trabalho, que está a ser desenvolvido pela Maze Impact, entidade independente responsável pela implementação técnica do projeto, deverá estar concluído em junho deste ano e envolve duas fases: a de recolha de dados qualitativos e a de lançamento de um inquérito aos mais de 36 mil Advogados, que agregará dados quantitativos.

 

No final prevê-se a apresentação de um relatório integrado com as principais aprendizagens, temas prioritários e recomendações de atuação por ocasião das Comemorações do Centenário da Ordem dos Advogados.

 

A primeira fase combinou focus groups regionais (Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Porto, Madeira e Açores) com entrevistas setoriais a entidades representativas da prática individual, da Advocacia especializada e das Sociedades de Advogados. O relatório preliminar estabelece, assim, as bases para um novo ciclo estratégico da Ordem dos Advogados, assente numa escuta alargada, numa leitura integrada dos desafios e numa visão clara para o futuro da Advocacia portuguesa.

 

Agora é altura da segunda fase do projeto: ouvir DIRETAMENTE os Advogados, e é para isso que montámos o Inquérito Nacional aos Advogados que está disponível através da área reservada do Portal OA. (o inquérito é anónimo)

 

Este é o momento de participar: as suas respostas e contributos são indispensáveis para que a Ordem seja uma estrutura cada vez mais próxima dos seus membros. Este é o fórum em que a sua voz conta, por isso, contamos com a sua participação!

 

Participe. A sua opinião conta para definir o futuro da Advocacia.

 

Muito Obrigado!!

 

João Massano

Bastonário 

12/02/2026 21:52:50