02 de setembro | Um Processo Penal Mais Tecnológico: sem medos, com moderação e Apresentação de Livro
O Conselho Geral da Ordem dos Advogados promove a conferência subordinada ao tema "Um Processo Penal Mais Tecnológico: sem medos, com moderação". O evento decorre em formato presencial no Salão Nobre da Ordem dos Advogados, em Lisboa, no dia 02 de setembro de 2026, pelas 14h30.
A sessão tem início com a apresentação do livro "Segurança - Várias Opiniões, Uma Causa", da autoria de Bruno Carvalho Pereira, Professor Assistente de Direito Penal e Processo Penal e Oficial da PSP. A apresentação da obra fica a cargo do Bastonário da Ordem dos Advogados, João Massano.
Seguidamente, realiza-se um debate em mesa redonda focado nos desafios e nas garantias da introdução das novas tecnologias no processo penal, com a participação de prestigiados especialistas das áreas jurídica e constitucional.
Informações do Evento:
- Data: 02 de setembro de 2026
- Horário: 14h30 – 17h00
- Modalidade: Presencial
- Local: Salão Nobre da Ordem dos Advogados (Largo de São Domingos, Lisboa)
- Destinatários: Advogados, Advogados Estagiários e demais profissionais do setor
- Inscrições: Gratuitas, mediante registo prévio no formulário
Programa:
- 14h30 | Apresentação do Livro "Segurança - Várias Opiniões, Uma Causa"
- Autor: Bruno Carvalho Pereira (Professor Assistente de Direito Penal e Processo Penal
e Presidente do Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia) - Apresentação: João Massano (Bastonário da Ordem dos Advogados)
- 15h00 | Mesa Redonda
- Moderação: Mariana Oliveira (Jornalista)
- Oradores: Paulo Saragoça da Matta (Advogado), João Gouveia de Caires (Advogado e Jurisconsulto) e Ana Rita Duarte Campos (Advogada)
- 16h00 | Coffee Break
- 16h15 | Mesa Redonda (Continuação)
- Oradores: Frederico Machado Simões (Assessor no Tribunal Constitucional) e Bruno Carvalho Pereira (Professor Assistente de Direito Penal e Processo Penal e Presidente do Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia)
- 17h00 | Encerramento
- João Massano (Bastonário da Ordem dos Advogados)