Conferência CDHOA e APMJ | "Violência de género. A defesa e proteção das vítimas" | 8 Nov
A Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (CDHOA), em conjunto com a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ), organizam a conferência "Violência de género. A defesa e proteção das vítimas", que se irá realizar no próximo dia 8 de novembro, com início às 17h30.
A conferência realiza-se presencialmente, no Salão Nobre da Ordem dos Advogados, Sede do Conselho Geral da OA. É de entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Convidamos à consulta do Manual de Boas Práticas Judiciais Em Matéria de Violência de Género e Violência Doméstica, da APMJ, cujo ebook poderá ser consultado/descarregado aqui.
>> Emissão de certificado de presença
PROGRAMA
17h30 | Abertura
Fernanda de Almeida Pinheiro, Bastonária da Ordem dos Advogados
17h45 | A Jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos sobre Violência contra as Mulheres e Violência de Género
Paulo Pinto de Albuquerque, Escola de Lisboa da Faculdade de Direito Da Universidade Católica Portuguesa
18h05 | A EARHVD – A sua constituição, missão e objetivos
Raquel Desterro, Procuradora, Coordenadora da Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídios em Violência Doméstica (EARHVD)
18h25 |Os Primeiros Socorros Psicológicos
Ana Luísa Conduto, Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e de Saúde e Psicóloga da Justiça
18h45 | Mitos e Preconceitos na Apreciação da Prova
Teresa Féria, Juíza Conselheira, Presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ)
Moderação:
Cristina Borges de Pinho, Advogada, Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (CDHOA)
João Pedro Chasqueira, Advogado, Vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (CDHOA)