Apresentação

TESTEMUNHOS DE ACEITAÇÃO

Instituto dos Advogados de Empresa e Associações da Ordem dos Advogados | Setembro de 2020 

 

Filipa Carvalho Marques

Ser a presidente do Instituto dos Advogados de Empresa e Associações vejo-o uma homenagem pessoal a todos os meus colegas de profissão.

Convite que lhes dedico com muita honra, ao aceitar servir em prol de todos quantos lutam diariamente pela dignificação das estruturas públicas e privadas, nacionais e regionais, às quais emprestam o seu saber jurídico e nas quais fazem acontecer o valor supremo da justiça.

O Advogado de empresa ou de associação é o profissional que concretiza da noção perfeita da inclusão, da abrangência, da verdadeira agregação de valores e pessoas, que resultam em cada decisão que tem de ser tomada.

É quem revê cada decisão da estrutura na qual se insere, sempre defendendo o bem geral.
Em nós se faz ciente que a atuação quotidiana pautada pelo Direito e pela Justiça das empresas e associações é a garantia de um verdadeiro Estado democrático de Direito, que é garante diário e, sobretudo, prático da defesa das pessoas, das instituições e do país.


Vamos ouvir todos, aproximar-nos em contínuo, suscitar a consciência em cada um de nós sobre o que somos e o que fazemos por Portugal e pelas nossas estruturas empresariais e associativas.

Queremos servir para fazer acontecer, dar créditos ao saber altamente diferenciado que os Advogados detêm em qualquer processo decisório das instituições. Não vejo lógica na discriminação entre contratados ou avençados, todos nós nos devemos o respeito e a dignidade que de nós é esperada. Seja inter pares ou sobre o objeto do nosso melhor cuidado jurídico. Sabemos que todos os dias edificamos a par e passo a vida das instituições, que lhes damos o sustento da segurança e certeza jurídicas.

Sabemos de onde partir, como e onde chegar. E por isso estamos lá, a vestir a camisola, no apoio às instituições que nos confiam o percurso.

Todos juntos seremos ainda melhores, de mãos dadas, na pluralidade sempre solidária, aqui estamos. Por isso cada elemento desta equipa aqui chamei a prestar testemunho da sua vocação para aceitar o desafio.

Vamos continuar a acreditar e a realizar. Ao vosso dispor, vamos ao trabalho.

Filipa Carvalho Marques, 10287P

 

 

Sara Cristo e Silva Foi com enorme prazer que aceitei o convite para integrar o IAEA enquanto advogada e jurista de empresa. A actividade do advogado de empresa e associações é, nos dias que correm, uma função na qual subjaz e é privilegiado o entendimento que o advogado detém o conhecimento da empresa de modo interno e a actividade da mesma, bem como está ao seu alcance a identificação mais célere e directa  dos projectos e a eventual resolução de situações que possam necessitar de um apoio jurídico mais próximo, com eficiência e eficácia, dada a inteira disponibilidade da função exercida pelo advogado na realidade empresarial e associativa.

Tendo sido lançado o desafio, aceitei com grande responsabilidade, juntamente com a equipa que compõe o IAEA, para que sejam promovidos novos debates e a discussão de questões próprias dos advogados e juristas de empresa e associações, mas com um interesse que se estende a tantos outros, atendendo a que as correspondentes funções fluem num panorama que geralmente discorre de modo um pouco diferente da denominada advocacia tradicional. Sara Cristo e Silva, 44759L

 

Paula Amorim Aceitei o estimulante desafio de integrar o Instituto de Advogados de Empresas e Associações no intuito de, em conjunto de esforços, com empenho e dedicação criarmos diretrizes e linhas orientadoras que garantam o apoio e maior proximidade entre todos os colegas advogados de empresas e associações e entre estes e as suas empresas que, diariamente, se debatem com diversas e sérias dificuldades na sua atividade profissional e que urge auxiliar. Paula Amorim, 11388P

 

António Areal da Silva, em pleno exercício da advocacia há 10.501 dias. Sim, conto cada dia pois o vivo intensamente como se fosse o último, dou o meu melhor, faço por estar sempre na frente e fazer valer os direitos e, também, os deveres de cada um.

Essa é a minha forma de ser e foi por essa que me pautei até hoje.

O desafio de quem já tem algum tempo na advocacia para integrar o Instituto de Advogados de Empresa e Associação foi feito e, ponderadamente reflectido, foi aceite pois não é só dizer, é preciso fazer por quem muitas vezes fica relegado à uma posição menos confortável. Pois bem, com orgulho estarei na linha da frente, em conjunto com uma equipa forte, coesa e cheia de gana para mudar e fazer valer quem todos os dias dá o seu melhor pelo cliente sendo empresa e/ou associação, com enorme sacrifício e espírito de fazer melhor em prevenção ou correcção. A Areal da Silva, 4591P

 

Advogada inscrita na OA desde 2006, com o nome profissional de Marta Rego Ribeiro, tendo, até à data, exercido a advocacia de diferentes formas, é como advogada de empresas que mais gosto de exercer. Desde logo porque, esta vertente, permite exercer a advocacia na sua forma mais eficaz na prevenção de litígios, isto é, a advocacia preventiva, bem como obriga a articular distintas áreas de direito, com as quais gosto de trabalhar, com departamentos e áreas das empresas que não sendo exclusivamente jurídicas estão com o direito interligadas, como é o caso das áreas dos Recursos Humanos, Financeira, Internacionalização, estratégia comercial/ parcerias, etc.

Em Portugal, o advogado de empresa ou associações ainda não é suficientemente valorizado! Decidi, assim, aceitar o convite para integrar o IAEA pois temos uma equipa competente, motivada, com uma real noção das dificuldades no terreno e das necessidades dos Colegas.

Acredito que iremos, sob a égide da nossa Presidente, promover e dignificar o exercício da atividade de advogado de empresa e associação e corresponder às necessidades dos Colegas que exercem funções nestas entidades, com especial preocupação pelo contexto de pandemia em vivemos e as suas consequências ao nível da nossa profissão, das empresas, no emprego e da economia. Marta Rego Ribeiro, 11702P

 

Ver aqui

18/06/2021 21:10:37