Mensagem da Direcção do Instituto de Apoio aos Jovens Advogados
Caros Colegas,
Foi com elevado espírito de missão e honra que aceitámos este desafio e assim tomou posse a actual Direcção do Instituto de Apoio aos Jovens Advogados.
Desafio porque, se ser advogado nos tempos que correm é uma tarefa de audazes, ser jovem advogado é uma provação constante.
Nunca a Ordem dos Advogados teve um papel tão importante na defesa e representação dos interesses dos advogados, cumprindo assim ao IAJA a tarefa de analisar os problemas específicos dos mais jovens e, através da sua actividade, procurar apoiar o seu desenvolvimento profissional de forma digna e prestigiada.
Numa era em que tudo é desmaterializado, em que a própria advocacia é cada vez mais exercida através de plataformas online, cabe-nos lutar pela aproximação entre colegas, pelo que procuraremos promover encontros, auscultar as suas preocupações e opiniões, bem como incentivar a sua integração na nossa Ordem.
Existe uma plena consciência das dificuldades que os jovens advogados têm em estabelecer-se no mercado de trabalho, em grande parte devido à gradual diminuição das competências próprias e exclusivas da profissão. É o acto próprio que nos identifica, pelo que sua defesa e o combate à procuradoria ilícita são essenciais. Esta equipa procurará estar na linha da frente desta luta, apelando desde já à colaboração de todos os colegas, pois apenas juntos conseguiremos alcançar tal propósito.
Tomamos posse em plena crise económica, sanitária e humanitária à escala mundial. Contudo, cremos que enquanto profissionais perseverantes que somos, estaremos preparados para fazer face aos novos desafios e encontrar soluções para os problemas que estas novas circunstâncias trarão. Façamos assim dos obstáculos um motor para sermos melhores, individual e colectivamente.
É com este objectivo que esta Direcção procurará apoiar os jovens advogados nas suas adversidades, encontrando e elaborando as melhores propostas para a resolução dos seus anseios e preocupações.
São os jovens advogados de hoje que garantirão o futuro da nossa profissão, pelo que é necessário termos uma classe atenta, preparada e capaz de enfrentar com serenidade as adversidades vindouras, competindo-nos para tal promover a sua actualização profissional através de iniciativas formativas pertinentes.
Juntamente com todos os colegas, esta Direcção tem o compromisso de tudo fazer pela dignificação da profissão, por isso, vamos ao trabalho!
Votos de sucesso profissional e felicidades,
Raquel Maudslay
Presidente da Direcção do Instituto de Apoio aos Jovens Advogados