Prémio Angelo d'Almeida Ribeiro 2022

Prémio Angelo d'Almeida Ribeiro 2022

O Conselho Geral da Ordem dos Advogados deliberou, sob proposta da Comissão dos Direitos Humanos, atribuir o “Prémio Angelo d’Almeida Ribeiro” 2022, à EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza).

Prémio Angelo d'Almeida Ribeiro destina-se a distinguir anualmente as personalidades ou entidades nacionais que mais se tenham destacado na defesa dos direitos dos cidadãos.

 

A entrega do prémio ocorrerá no próximo dia 16 de Dezembro, no Salão Nobre da OA, pelas 18h, durante a Sessão Comemorativa do 74º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, juntamente com a cerimónia de lançamento do Compêndio de Direitos Humanos, que serão presididas pelo Bastonário Prof. Doutor Luís Menezes Leitão.

 

Mais sobre o premiado

A EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) é a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de ONGs, bem como de Organizações Europeias ativas na luta contra a pobreza. Fundada em 1990, em Bruxelas, a EAPN está atualmente representada em 31 países, nomeadamente em Portugal. Criada em 17 de Dezembro de 1991, a EAPN Portugal é uma organização, reconhecida como Associação de Solidariedade Social, de âmbito nacional, obtendo em 1995 o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD). A ação da EAPN Portugal, sediada no Porto, estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais e um Núcleo no Funchal, na Região Autónoma da Madeira.

O primeiro ano da pandemia afetou todos os países europeus, mas teve um impacto mais negativo em Portugal. Os dados da Pordata indicam que o número de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social aumentou 12,5% em 2020 comparativamente em 2019, a primeira subida desde 2014. Portugal é o 2.º país com mais pessoas a viver em más condições materiais.

Tais dificuldades têm-se agravado com a atual conjuntura da guerra com implicações nefastas para as famílias portuguesas, aumentando o número da população em risco de pobreza, pelo que o trabalho da EAPN assume especial importância, estando atualmente a colaborar com o Governo na realização da estratégia de luta contra a pobreza em Portugal.

Em 2010 foi-lhe atribuído, pela Assembleia da República, o Prémio Direitos Humanos.

05/02/2023 00:22:29