Principais momentos do Congresso

Principais momentos do Congresso

O IX Congresso dos Advogados Portugueses decorreu em Fátima, nos dias 14 a 16 de Julho de 2023, sob o tema "Pela Advocacia que queremos".

Durante estes 3 dias participaram nos trabalhos cerca de 277 Delegados ao Congresso, num total aproximado de 550 Advogados(as) presentes.

 

A sessão de abertura do Congresso, que se realizou a 14 de julho, teve inicio com a transmissão da mensagem do Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Seguiram-se os discursos do Presidente da Câmara de Ourém, Dr. Luís Miguel Albuquerque, do Presidente da Delegação de Ourém, Dr. Paulo Costa Marques, da Presidente do Conselho Regional de Coimbra, a Dra. Teresa Letras e do Vice-Presidente do Conselho Superior, Dr. Raúl Soares da Veiga.

Depois da entrega da Medalha de Ouro da Ordem dos Advogados à Juíza Conselheira Maria dos Prazeres Beleza, da Medalha de Honra à Presidente da Fédération des Barreaux d'Europe (FBE), Dra. Izabela Konopacka, e ao Presidente do Council of Bars and Law Societies of Europe (CCBE), Dr. Panagiotis Perakis, como reconhecimento pelo apoio prestado por aquelas instituições no combate às alterações que o Governo português pretende fazer ao Estatuto da Ordem dos Advogados e à Lei dos Atos Próprios dos Advogados e Solicitadores, a sessão terminou com o discurso da Bastonária, Dra. Fernanda de Almeida Pinheiro.

 

Os trabalhos tiveram início na tarde de 14 de julho, com a apresentação e discussão das cerca de 150 comunicações apresentadas ao Congresso, tendo o dia terminado com a realização do Jantar do Congresso, na Quinta D. Nuno. No dia 15 de julho continuaram os trabalhos e, ainda, a votação das propostas das 5 secções. O último dia, 16 de julho, destinou-se à realização da sessão plenária de votação das conclusões, bem como à cerimónia de encerramento. Dos trabalhos das Secções resultaram 172 Conclusões\Perguntas aprovadas pelos Delegados ao Congresso presentes.

No seu discurso de encerramento a Senhora Bastonária da Ordem dos Advogados, Dra. Fernanda de Almeida Pinheiro, afirmou “que a Ordem dos Advogados não se detém e continuará a prosseguir as suas atribuições de defesa do Estado de Direito Democrático e dos Direitos, Liberdades e Garantias”.

 

>> Consulte as conclusões aprovadas;

>> Vídeos disponíveis no Canal Youtube da Ordem dos Advogados;

>> Sessão de Abertura - Galeria Fotográfica;

>> Jantar do Congresso - Galeria Fotográfica;

>> Momento Social | Space Club - Galeria Fotográfica;

>> Congressistas - Galeria fotográfica;

>> Sessão plenária de votação das conclusões - Galeria Fotográfica;

>> Sessão de Encerramento - Galeria Fotográfica;

 

 

É importante saber...

No IX Congresso dos Advogados Portugueses, a sustentabilidade foi uma preocupação e diminuir a pegada ecológica deste evento um objetivo traçado desde o início do seu planeamento.
Com a utilização de equipamentos eletrónicos para as votações e com a utilização de materiais recicláveis nos estacionários, a Ordem dos Advogados Portugueses poupou mais de 60.000 folhas de papel, o equivalente a 7 árvores.
Por ser consumida água de garrafas reutilizáveis com recurso a bebedouros, foram poupados mais de 80kgs de dióxido de carbono.
Este é um compromisso a longo termo. A Ordem dos Advogados agradece o contributo de todos os envolvidos.

 

 

17/04/2024 17:12:15